Erro
  • XML Parsing Error at 1:369. Error 9: Invalid character

FALECEU A IRMÃ FÁTIMA DO ROSÁRIO SANTOS

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Jul2016
| Escrito por Assis

Às 12.00H de hoje, 25 de Julho de 2016, no Hospital Central de Quelmane, faceu a Irmã FÁTIMA DO ROSÁRIO SANTOS, brasileira, da Congregação das Missioárias de Acção Paroquial.

Chegou à nossa Diocese há apenas um mês, no passado 23 de Junho do corrente ano, junto com as Irmãs Inês e a Irmã Júlia, d amesma congregação para abrir uma comunidade na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, Distrito de Pebane.

A Irmã Fátima se encontrva participando no Curso de inserção Missionária, na Casa Diocesana de GUrúè, quando na passada Quinta Feira, 21.07, sentiu-se mal provocado ao parecer por alergias e tensão arterial baixa e malária. Baixo no Hospital Rural de Gurúè e dai, foi trnasferisa para o Hospital Central de Quelima, onde faleceu com várias complicações de diabete, tensão arteria descontrolada e malária.

 Destas páginas a Diocese de Gurúè apresneta o mais sentidos pésames à sua família, à Cngregação das Missionárias de Acção Paroquial e demais pwssoas amigas e conhecidas. Paz à sua Alma.

 

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA-ALTO MOLÓCUE (IV)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Jul2016
| Escrito por Assis

 

 

25.07.2014.

A concentração hoje foi na comunidade de NIPAIA.

ZONA PASTORAL DE S. AGOSTINHO. Comunidades da Imaculada Conceção de Nipaia; S Pedro de Muthurumele; S. Tiago de Nikusako; N. de Fátima de Pihi; S. Miguel de Natxere; S. Mónica de Txarani; N. S. do Rosário de Naphako; Bom Pastor de Kumakuma.

Os crismado hoje fora 49

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são: Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; União Baptista; Adventista do 7º Dia e 12 Apóstolos.

   

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA. ALTO MOLÓCUE (III)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
24Jul2016
| Escrito por Assis

 

24.07.2016.

A concentração hoje foi na sede da Paróquia, comunidade de S. Inês, Centro Juvenil “Lehon Dehon”, na Pista Velha, Alto Molócue-Sede.

A primeira parte da celebração começou com a solene bênção e inauguração da nova Igreja Paroquial, recém construída.

As comunidades que hoje se reuniram foram as seguintes:

ZONA PASTORAL DE S. BAKHITA. Comunidades de S. Inês da Pista Velha; S. Miguel de Kirimeka; S. João Baptista de Naviravene; S. João de Deus de Mutxora; S.Isabel de Muimahi; S. Lucia de Mukopore; S. Antonio de Murimone.

ZONA PASTORAL DE INRAVANE. Comunidades de S. José de Iravane; S. Filomena de Minie; S. Pedro de Naiokue; S. Lucia (Imaulada Conceição ?) de Nreleni; S. Coração de Jesus de Nakhuya.

ZONA PASTORAL DE EKULA. Comunidades de S. Tiago de Ntepe; S. Maria de Kereni; S. Coração de Jesus de Ekula; e S. Pedro e . Paulo de Mussagwane.

Os crismas hoje foram 259.

As Igrejas evangélicas existentes nesta área pastoral são as seguintes: União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique, !2 Apóstolos e Assembleia de Deus

 

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA- ALTO MOLÓCUE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
22Jul2016
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA-ALTO MOLÓCUE. (I)

De 20 a 25 de Julho de 2017, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral, realiza a 6ª Visita Pastoral deste ano à Paróquia de N. S. Rainha da Paz, da Pista Velha – Alto Molócue.

Esta Paróquia foi criada em 2012, desmembrada da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malúa (Molócue). Esta formada por comunidades e é assistida pastoralmente pelos Padres Dehonianos, sendo o seu Pároco o Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ.

20.07.2016                                                                                         

Hoje, a concentração foi na comunidade de MULATIUA, na Zona Pastoral de MUREPUETEUA, formando parte do Centro Pastoral de Namuale com as Zonas de Namuale e Nakuakua.

Reuniram-se os cristãos e catecúmenos das comunidades de MUREPUETEUA:

N. S. de Fátima de Murepueteia; S. Carlos Lwanga de Murarama; N. S. de Lurdes de Mulatiwa; e S. Catarina de Muropossi.

Na área destas comunidades existem as seguintes Igrejas Evangélicas: Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja Missão.

Os crismados foram 40 cristãos.

Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de S. José.

21.07.2016

A concentração hoje foi na comunidade de NAKUAKUA.

Centro Pastoral de Namálue. Zonas Pastorais Namálue e Nakuakua.

ZONA PASTORAL DE NAMÁLUE. Comunidades de S. José de Namálue; S. Lucas de Meheiani; S. António de Milikuini; e S. Maria Mãe de Deus de Nakuali.

ZONA PASTORAL DE NAKUAKUA. Comunidades de S. Marcos de Nakuakua; S. Dinis de Murotxoni; S. Pedro Claver de Natxoko; S. Filomena (S. Marta) de Nlokone; e S. Timóteo de Marrokone.

Na Mensagem dirigida ao Sr. Bispo foram apresentados os seguintes assuntos:

  • A situação político-militar do País;
  • Os defuntos dos últimos dois anos;
  • A preparação para os Sacramentos;
  • As actividades na Zona Pastoral, nomeadamente a formação dos animadores;
  • Os ministérios exercidos nas comunidades da Zona;~
  • A ajuda feita pelas comunidades aos professores recém chegados;~
  • A peregrinação da Cruz dos jovens (Jornada Mundial da Juventude).

Os confirmados foram 45.

Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de S. Francisco de Assis. Foram tratados os seguintes assuntos: constituição do Núcleo, a sua importância na Pastoral e mais outros relacionados com o baptismo das crianças, separações matrimoniais, divórcios e partilha diocesana

As Igrejas Evangélicas presentes na área destas duas Zonas são a Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja União Baptista

22.07.2016

A Concentração foi na comunidade de TURÚA. Reuniram as Comunidades das Zonas Pastorais de Muatalíua; Kukumue; Limiha ; Namarrobane e Ntepa:

ZONA PASTORAL DE MUATALIUA. Comunidades de S. Ambrósio de Muataliwa; S. Gabriel de Nrule; S. Teresinha de Turua; S. Pedro de Muhitxu; S. Maria Madalena de Namakuku; S. Miguel de Namaramuane; S. Estêvão de Naphakala; S. Agostinho de Ekhula; S. Pedro de Namalassi; e S. Carlos Lwanga (S. Maria de Nazaré?) de Muphana.

ZONA PASTORAL DE KAKUMUE. Comunidades de S. Francisco de Assis de Novanana; S. Francisco Xavier de Muluku; S. Francisco de Kakume; S. Miguel de Massinoni; S. Luzia de Mikopomi; S. António de Natxetxi; e S. António de Kalulu.

ZONA PASTORAL DE LIMIHA. Comunidades de S. António de Limiha; S. Mateus de Napalakue; S. Matias de Nahavara; N. S. do Rosário de Epatxa; S. Pedro de Namiratari; S. Miguel de Evilivili; S. Lucas de Namihuli; S. Lúzia de Molotxue.

ZONA PASTORAL DE MUHARA. Comundades: S. Filipe de Muhara; S. Pedro de Namarokani; N. S. da Assunção de Nampeto; N. S. da Conceição de Ehikiri; S. Teresinha de Nakalama; S. João Baptista de Evuku; e S. Carlos Lwanga de Mauere.

Os crismados nesta concentração foram 140.

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são as seguintes: Igreja de Cristo em Moçambique; União Baptista; Assembleia de Deus; Igreja do Nazareno; e a Igreja dos Velhos Apóstolos.

Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de S. Tiago

   

Pág. 1 de 81