Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

A PARÓQUIA DE MULIKELA CELEBRA O JUBILEU DOS 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Jun2015
| Escrito por Assis

A PARÓQUIA DE MULIKELA CELEBRA O JUBILEU DOS 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO

Os  participantes na Reunião do Conselho Pastoral Paroquial

 

MULIKELA CELEBRA OS 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

 
 
Durante a recente Visita Pastoral (de 19 a 24 de Junio 2015), a Paróquia de N. S. de Fátima de Mulikela, no Distrito de Ile, celebrou o seu Jubileu pelos 75 anos da sua fundação.

 

A Paróquia foi criada em 21 de Fevereiro de 1940 por D. Teodósio Clemente de Guveia. Desde a sua fundação até ao ano de 1947 esteve sob os cuidados pastorais do clero diocesano de Portugal, sendo seu primeiro Pároco o Pe. Manuel Alves Guerreiro e Vigário Paroquial o Pe. Mateus Fernandino Lopes.

 

Actualmente a Paróquia está sob os cuidados pastorais do clero diocesano de Gurúè, sendo seu Pároco o Pe. Pedro Esquadro.

 

Desde 20 de Junho de 2014, na Paróquia trabalham as Irmãs Missionárias da Consolata. A comunidade está formada pelas seguintes Irmãs: Ir. Júlia, queniana; Ir. Janet, brasileira; Irmã Aura, colombiana; e Irmã Dalmázia Colombo, italiana.

 

Na sede reside um catequista a tempo pleno, o Sr. Lino que acabou o curso de formação no Centro de Promoção Humana de Guiúa, na Diocese de Inhambane.

 

Durante os dois últimos anos foi reabilitada completamente a casa das Irmãs, a Escola, a Maternidade e o Centro de Saúde. Foi construído um poço para captação de água potável.

 

VISITA PASTORAL

 

D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè realizou a Visita Pastoral acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano de Pastoral.

 

19.06.2015.

 

Concentração na Comunidade de Muelacamue.

ZONA PASTORAL MUKATXA. Comunidades: N. S. da Conceiçao de Mukatxa; S. Carlos Lwanga de Malkunama; S. Miguel Arcanjo de Massilone; Emisse; Santa Cruz de Muilakoma; SS. Trindade de Mukhiphini; S. João Baptista de Mirulene; S. João Baptista de Enola.

ZONA PASTORAL MWALACAMWE. Comunidades: S. Tiago de Makurubwene; S. Pedro Claver de Mwalakamwe; S. Carlos Lwanga de Namukwa; S. Pedro Apóstolo de Mulakula; N. S. de Lurdes de Eriri; Santo António de Namausa

Total de confirmados: 134.

 

20.06.2015


Concentração em Muliquela, sede da Paróquia.

Hoje celebrou-se a Festa principal do Jubileu e a Solenidade de N. S. da Consolata.

 

ZONA PASTORAL MULIQUELA. Comunidades: N. S. de Fátima de Muliquela; N. S. do Rosário de Manla; S. João Baptista de Mukhova; S. Paulo de Sitape; S. João Baptista de Lava; S. Miguel Arcanjo de de Nyoela.

ZONA PASTORAL ENYUMA. Comunidades: S. Miguel de Mala; S. Maria Madalena de Enono; S. Paulo de Enyuma; N. S. de Lurdes de Muelakotxo.

As comunidades de Numasi; Nakuvara; Muthepe reunir-se-ão na concentração de Moniua, no dia 23.06.15.

A comunidade do S. Coração de Jesus de Nasele foi suprimida, juntando-se à comunidade de Mulikela-sede.

 

Total de crismados: 155.

 

 

Concentração na comunidade de Mussala.

ZONA PASTORAL LUÁ. Comunidades: Santo António de Luà; S. Pedro de Mukorokoro; S. João Baptista de Musala; S. Miguel Arcanjo de Muhiruni; N. S. Rainha do Mundo de Nauere; S. Tiago de Muripane; N. S. Rainha do Mundo de Namurabue; N. S. da Imaculada Conceição de Iaiala; S. Carlos Lwanga de Namakwi-sede do Posto de Secone; Núcleo de S. Carlos Lwanga de Bilane.

 

Total de confirmados: 107.

 

22.06.2015

 

Concentração na comunidade de Makukulu.

ZONA PASTORAL MAKURRU-LICÓ. Comunidades:

 


ZONA PASTORAL MACALISA. Comunidades: S. José de Macalisa; Sta. Teresinha de Nahano; S. Tiago de Namukokoro; S. António de Ririmula; S. Gabriel de Nakupeia; S. Miguel de Muratxe; S. Pedro de Miramane; Núcleo de Impelane.

 

ZONA PASTORAL MAKURRÒ – LIKÓ. Comunidades: Santa Ana de Makurro – Likò; S. Tiago de Nakukulo; S. Carlos Lwanga de Namakome; S. Pedro Claver de Mukola; S. Tarcísio de Mesa; S. Carlos Lwanga de Potxore; S. Estêvão de Namirutxu; Santo António de Elitxa.

Crismados: 124.

 

23.06.2015

Concentração em MONIUA.

ZONA PASTORAL MAKOPOLA. Comunidades: S. Miguel Arcanjo de Moniua; Santa Isabel de Sakone; SS. Trindade de Muimahe; Santo Estêvão de Maviline, S. Pedro de Natxiko; S. Carlos Lwanga de Makopola.

Zona Pastoral Enyumua. Comunidades: S. Miguel Arcanjo de Mumasse; S. João Baptista de Nakuvara; S. José de Mutepe.

Total de confirmados: 58.

 

Igrejas Evangélicas presentes na Região:

Igreja de Cristo

União Baptista

Adventista do 7º Dia

Evangélica de Cristo

Testemunhas de Jeová

Nova Apostoóica

Sioni

 

24.06.2015

Reunião do Conselho Pastoral Paroquial, com a participação de 32 delegados.

Encontro com a Equipa Missionária

Celebração da Eucaristia do Encerramento da Visita Pastoral e das celebrações do Jubileu.

Total de crismados na Visita Pastoral: 578.

 

PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
19Jun2015
| Escrito por Assis

 

 

PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS

 

Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.

A nossa Diocese tem a alegria de apresentar os candidatos à Sagrada Ordem dos Presbíteros:

Diácono CARLOS EVARISTO JOSÉ, filho de Evaristo José e de Emília Mucueliua, natural de Inlugo, Distrito de Namarrói, Província da Zambézia, Diocese de Gurúè, nascido a 04.08.1985, baptizado em 25.12.1994, crismado em 18.07-2004, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, foi ordenado Diácono a 4 de Janeiro de 2014, na Sé Catedral de Gurúè; fez o estágio pastoral e diaconal no Seminário Diocesano Propedêutico S. José de Gurúè e na Casa Diocesana.

Diácono XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE, filho de Joaquim Jaquissone e de Maria Paulo, natural de Nipivi, Distrito de Gurúè, Província da Zambézia, Diocese de Gurúè, nascido aos 21.07.1979; baptizado aos 03.04.1994, crismado aos 10.09.1997 completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, foi ordenado Diácono a 4 de Janeiro de 2014, na Sé Catedral de Gurúè; fez o estágio pastoral e diaconal na Paróquia de Namarrói, na Casa Diocesana e na Paróquia de S. Paulo Apostolo de Naburi.

Eles manifestaram ao Bispo a sua livre e consciente vontade de se darem a Deus e à Igreja para exercerem a Ordem Sagrada dos Presbíteros como Padres Diocesanos desta Diocese.

Depois de ter pedido o parecer aos meus Conselheiros Diocesanos e aos que o acompanharam durante o período do estágio de pastoral e diaconal, peço aos Padres, Religiosos e Religiosas, Animadores das comunidades e fiéis em geral que, em consciência, vos manifesteis sobre a idoneidade de cada um dos candidatos referidos e, se for o caso, me comuniqueis directamente, ou por meio dos Padres das vossas Paróquias e Capelanias, o que em consciência julgueis necessário dizer ao Bispo.

Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, como os Apóstolos no Cenáculo com Maria, a Mãe de Jesus. na espera do Espírito Santo,

É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar pelos candidatos ao Presbiterado, nossos futuros Padres, se Deus quiser. Devemo-lo fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração da comunidade.

Casa Diocesana, Gurúè, 19 de Junho de 2015, ´Memória de S. Romualdo, Abade.

Sob a protecção de Maria, Mãe dos Sacerdotes e de toda a consolação

Vosso Bispo

+ Francisco Lerma Martínez

 

 

 

 

 

   

DEPOIS DA VISITA AD LIMINA. BREVE CRÓNICA

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
18Maio2015
| Escrito por Assis

 

Breve crónica dos primeiros dias que seguiram à Visita ad Limina

DEPOIS DA VISITA AD LIMINA

Na Quarta Feira, 13 de Maio,

último dia da Visita ad Limina, os Bispos de Moçambique, de manhã cedo, celebramos a Eucaristia na Capela da Casa Sacerdotal do Roma.

Os últimos encontros com os vários Secretariados do Papa foram:

  • Com a Congregação para a Doutrina da Fé;

  • Com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais

  • Com a Sacra Rota (Supremo Tribunal Eclesiástico).

Na parte da tarde alguns dos Bispos começaram a viagem de regresso a Moçambique.

14.05.2015.

Fiz visita à Direcção Geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Recebeu-me o Superior Geral e falámos demoradamente da presença da sua Congregação na nossa Diocese.

Na parte da tarde, na sede da Rádio Vaticana, assinei o contrato de colaboração da nossa Rádio Diocesana e a Rádio Vaticana. Brevemente a nossa emissora poderá emitir os programas em língua portuguesa e brasileira (nota: existem programas diferentes para Portugal e para o Brasil).

15 a 18.05.2015.

Fui a Milão para me encontrar com os benfeitores da Diocese, especialmente a “Associação Pe. Mauro Calderoni”, que nos tem enviados tantos bens durante os últimos cinco anos.

Trata-se de um Grupo Missionário, um grupo de vida apostólica e de oração, que assumiram colaborar também com o envio de bens materiais. Depois de visitar a campa do Pe. Mauro Calderoni, missionário da Consolata, que trabalhou durante muitos anos na Diocese de Inhambane, do qual a Associação tomou o nome, celebrei a Eucaristia na Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Lissone, a poucos quilómetros de Milão, onde ele foi pároco. O Padre Cunlela conhece este Grupo.

No Domingo 17.05.2015,

Na parte da manhã, celebrei a eucaristia no Lar Universitário e Casa Asilo das Irmãs da Caridade.

Na parte da tarde, visitei o Grupo Missionário e a Paróquia de S. Pedro, onde celebrei a Eucaristia dominical em rito Ambrosiano.

Voltei a Roma na Segunda Feira 18.05.15.

19.05.2015

Encontro com os Cleretianos, na sua Casa Geral, para tratar assuntos relacionados com a publicação do MAVEKELO

 

7º DIA DA VISITA AD LIMINA DOS BISPOS DE MOÇAMBIQUE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
12Maio2015
| Escrito por Assis

 

7º DIA DA VISITA AD LIMINA

7º DIA DA VISITA AD LIMINA DOS BISPOS DE MOÇAMBIQUE

D. Germano e o Cardeal António Maria Vegliò
I.- VISITA A PONTIFÍCIO CONSELHO DA PASTORAL PARA OS MIGRANTES E OS ITINERANTES

Às 9.00H, da Terça Feira 12.05.2015, 7º Dia da Visita ad Limina, os Bispos de Moçambique visitaram o Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes.

Este Pontifico Conselho foi instituído em 1970, pelo Papa Beato Paulo VI, com a incumbência de providenciar o estudo e a aplicação da pastoral para “as pessoas em movimento”: migrantes, exilados, refugiados, prófugos, pescadores e marítimos aeronavegantes, os que trabalham com os transportes estradais e nos parques de diversões, nômades, circenses, peregrinos e turistas. Enfim, para todos aqueles grupos de pessoas que, de maneira diferente, estão envolvidos no fenômeno da mobilidade humana, como os estudantes estrangeiros, os operadores e os técnicos os cuais, para os grandes trabalhos ou pesquisas científicas a nível internacional, devem transferir-se de um País para outro.

O Dicastério, dirigido pelo Presidente, S. Eminência o Cardeal António Maria Vegliò; coadjuvado pelo Secretário o Arcebispo D. Joseph Kalathiparambila; assistido pelo Subsecretário, D. Gabriele Ferdinando Bentoghi.

 
O Cardeal  Peter Turkson (izq) durante o encontro com os Bispos

II.- VISITA AO PONTIFÍCIO CONSELHO DE JUSTIÇA E PAZ


Às 11.00H, os Bispos visitaram o Pontifício Conselho de Justiça e Paz. Foram refebidos por S. E. o Cardeal Peter Kodwo A. Turkson, Prefeito; pela sub-secretária Srª Flamínia Giovannelli e pelos colaboradores do Conselho.

O Papa Beato Paulo VI instituiu o Pontifício Conselho de Justiça e Paz em 6 de Janeiro de 1967. Tem como finalidade: promover a justiça e a paz no mundo segundo o Evangelho e a doutrina social da Igreja.
Entre as directrizes recebidas no referido encontro, salientamos: a necessidade e importância de trabalhar em rede junto com outras Conferências Episcopais e até a nível continental; a atenção à situação da mulher; o problema da ocupação das terras em benefício dos mega-projectos; os Direitos Humanos e o envolvimento dos leigos

O Encontro na Congregação dos Religiosos
. III.- VISITA A SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA.

Na parte da tarde, por volta das 16.00H, os Bispos visitaram a Sagrada Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Na ausência do Prefeito desta Congregação, S. E. Sr. Cardeal João Braz de Aviz, os Bispos foram recebidos pelo Secretário o Arcebispo D. José Rodriguez Carballo; pelo Secretário Pe. Sebastiano Paciolla; e a Secretária a Irmã Nicoletta Spezzati.

Eis algumas directrizes, depois do diálogo entre todos os presentes:

- importância da fidelidade ao próprio carisma; a vida comunitária, como elemento fundante da Vida Consagrada; o necessário discernimento nas novas fundações; a distinção entre diaconia, carisma e missão; a formação de base (humana, cristã e da vida religiosa); a pastoral vocacional; e as convenções entre as Congregações e os Bispos.

-

 

 

   

Pág. 1 de 62