Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. MOLÓCUE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
27Jul2014
| Escrito por Assis

 

 

VISITA PASTORAL A PISTA VELHA.PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ.

De 23 a 27 de Julho de 14, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, realizou a 6ª Visita Pastoral deste ano à Paróquia de N. S. Rainha da Paz, da Pista Velha – Alto Molócue.

Esta Paróquia foi criada em 2012, desmembrada da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malúa (Molócue). Esta formada por comunidades e é assistida pastoralmente pelos Padres Dehonianos, sendo o seu Pároco o Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ.

23.07.2014

A Concentração foi na comunidade de TURUA. Reuniram as Comunidades das Zonas Pastorais de Talíua; Kurumue; Lamiha (duas comunidades); Namarrobane e Ntepa:

ZONA PASTORAL DE LALIUA. Comunidades de S. Ambrósio de Muataliwa; S. Gabriel de Nrule; S. Teresa de Turua; S. Pedro de Muhitxu; S. Maria Madalena de Namakuku; S. Miguel de Namarruane; S. Pedro de Naphakala; Ekhula; S. Pedro de Namalassi; e S. Carlos Lwanga de Muphana.

ZONA PASTORAL DE KAKUME. Comunidades de S. Francisco de Assis de Novanana; S. Francisco Xavier de Muluku; Kakume; S. Miguel de Massinoni; Mikovoni; Natxeetxe; Namale e a catequse de Kalulu.

ZONA PASTORAL DE LIMIHA. Comunidades de S. António deLimiha; S. Mateus de Napalako.

ZONA PASTORAL DE NAMARROGANE. Comunidades de S. Pedro de Namarrogane; S. Filipe de Muhara; N. S. de Fátima de Nanvesto; N. S. da Conceição de Ehikiri; S. Teresinha de Makalama; S. João Baptista de Evuku; e S. Carlos Lwanga de Mvere.

ZONA PASTORAL DE NTEPA (pertence à Paróquia de Muthala). Comunidades de S. Pedro de Ntepa; S. Estêvão de Karuma; S- João de Namulha; S. José de Nakukulu; e S. André de Ekunula.

Os crismados nesta concentração foram 137.

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são as seguintes: A Igreja de Cristo em Moçambique; A União Baptista; A Assembleia de Deus; A igreja do Nazareno; e a Igreja dos Velhos Apóstolos.

24.07.2014.

A concentração hoje foi na comunidade de NIPAIA.

ZONA PASTORAL DE S. AGOSTINHO. Comunidades da Imaculada Conceção de Niphaia; S Pedro de Muthurumele; S. Tiago de Nikusako; N. . de Fátima de Pihi; S. Miguel de Natxere; S. Mónica de Txarani; N. S. do Rosário de Naphako; Bom Pastor de Kumakuma.

ZONA DE PASTORAL DE LIMIHA. Comunidades de S. Lucia de Ematxa; S. mateus de Nahavane; S. Pedro de Namatatare; Namihuvi; Evilvili; e Limolotxe.

Os crismado hoje foram86.

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são: A Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; A União Batista; Adventista do 7º Dia e 12 Apóstolos.

25.07.2014

Hoje, esta de S. Tiago Apóstolo, a concentração foi na comunidade de MUREPUETEIA, na Zona Pastoral do mesmo nome, formando parte do Centro Pastoral de Namálue com as Zonas de Namálue e Nakuakua.

Reuniram-se os cristãos e catecúmenos das seguintes comunidade:

N. S. de Fátima de Murepueteia; S. Carlos Lwanga de Murarama; N. S. de Lurdes de Mulatiwa; e S. Catarina de Muropossi.

Na área destas comunidades existem as seguintes Igrejas Evangélicas: Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja Visão.

Os crismados foram 44 cristãos.

26.07.2014

A concentração hoje foi na comunidade de NAMÁLUE.

Centro Pastoral de Namálue. Zonas Pastorais Namálue e Nakuakua.

ZONA PASTORAL DE NAMÁLUE. Comunidades de S. José de Namálue; S. Lucas de Meheiani; S. António de Milikuini; e S. Maria Mãe de Deus de Nakuali.

ZONA PASTORAL DE NAKUAKUA. Comunidades de S. marcos de Nakuakua; S. Inês de Murotxoni; S. pedro Claver de Natxoko; S. Filomena de Nlokone; e S. Timóteo de Marrokane.

Os confirmados foram 41.

As Igrejas Evangélicas presentes na área destas duas Zonas são a Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja União Bapista.

27.07.2014

A concentração hoje foi na sede da Paróquia, comunidade de S. Inês, Centro Juvenil “Lehon Dehon”, na Pista Velha, Alto Molócue-Sede.

ZONA PASTORAL DE S. BAKHITA. Comunidades de S. Inês da Pista Velha; S. Miguel de Krimeka; S. João Baptista de Naviravene; S. João de Deus de Mutxora; S.Isabel de Mumahi; S. Lucia de Mukupure; S. Antonio de Murimone.

ZONA PASTORAL DE INRAVANE. Comunidades de S. José de Ravane; S. Filomena de Minie; S. pedro de Naiope; S. Lucia de Releni; S. Coração de Jesus de Nakhuya.

ZONA PASTORAL DE EKULA. Comunidades de S. Tiago de Nlepe; S. maria de Tereni; S. Coração de Ekula; e S. Pedro e . Paulo de Nsagwane.

Os crismas hoje foram 251.

Após a celebração da Eucaristia foi abençoada e lançada a 1ª Pedra da construção da Igreja Paroquial no terreno que limita com o Centro Juveni.

As Igrejas evangélicas existentes nesta área pastoral são as seguintes: União Baptista; Igreja de risto em Moçambique, !2 Apóstolos e Assembleia de Deus

À seguir à celebração D. Francisco reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial.

 

 

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DO DA IGREJA DA NOVA PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. MOLÓCUE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
27Jul2014
| Escrito por Assis

 

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DA IGREJA DA PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. ALTO MOLÓCUE


O momento do lançamento da 1ª Pedra do Templo Paroquial da nova Paróquia
LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DA IGREJA PAROQUIAL DE N. S. DA PAZ. ALTO MOLÓCUE

No dia 27 de Julho de 2014, no bairro conhecido por Pista Velha, na sede do Distrito do Alto Molócue, foi abençoada e lançada a 1ªPedra da Igreja Paroquial de N. S. Rainha da Paz.

O momento da bênção da 1 Pedra do futuro Templo paroquial
Presidiu à cerimónia D. Francisco Lerma Martínez, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Francisco Cunlela, Pe. Caritos Ntíkua, Pároco da referida Paróquia, Pe. Maritânio Joaquim e Sandro Capoferri, sacerdotes dehonianos do Centro Juvenil Leon Dehon.

O terreno  onde vai ser construída a Igreja  da nova Paróquia N. S. Rainha da Paz
Acompanho todo o acto a comunidade cristã que anteriormente tinha participado na Celebração do Sacramento da Conformação a 251 crismandos das Zonas Pastorais de S. Bakhita (sede da Paróquia), Inravane e Eruka.

Estiveram presentes a ambos actos as Autoridades civis do Distrito, do Município e do Posto Administrativo da Sede.

D. Francisco, o Administrador de Alto Molocué e o Pe. Cunlela

 

   

VISITA PASTORAL A PARÓQUIA N. S. RAINHA DOS MÁRTIRES. MUTHALA.- MOLÓCUE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
23Jul2014
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DOS MÁRTIRES. MUTHALA. ALTO MOLÓCUE


Concentração na Comunidade de Naputxa
 

DE 18 a 22 de Julho de 2014, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de N. S Rainha dos Mártires. no Posto Administrativo de Muthala, no Distrito deAlto Molócue,

A Paróquia, criada em 2012, desmembrada da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malua –Alto MOlócue, está sob os cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos): O Pároco actual é Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ. Com a colaboração da Comunidade Dehoniana do Centro Juvenil “Leon Dehon”, do Alto Molócue – Sede.

A Paroquia está formada por três Centros Pastorais, 13 Zonas Pastorais e 62 comunidades.

As Igrejas cristãs evangélicas mais importantes presentes na área da Paróquia são nomeadamente: Igreja União Baptista de Moçambique; Igreja de Cristo em Moçambique, Assembleia de Deus e Igreja dos Velhos Apóstolos.

Na tarde do dia 18.07.14, o Bispo foi recebido pelos representantes dos Movimentos apostólicos existentes na Paróquia, nomeadamente Legião de Maria, Ordem Franciscana Secular, Família do Sagrado Coração de Jesus.

Durante a Visita Pastoral o Bispo dedicou a primeira arte de cada encontro para inteirar-se pormenorizadamente de da organização das pequenas comunidades e de cada um dos ministérios nelas exercidos. Logo a seguir e a partir dos problemas que lhe foram apresentados nas mensagens, apresentou as conclusões da VI Assembleia Diocesana de Pastoral e o Plano Pastoral Trimestral.

O Vigário Geral, antes da celebração litúrgica, dirigiu-se especialmente aos jovens.

No dia 19.07.14, a concentração para a Celebração foi na comunidade de NAPUTXA, com a participação das Zonas e comunidades seguintes:
ZONA PASTORAL DE NARILO. Comunidades: S, Bartolomeu de Narilo; N.S. de Fátima de Erilako; e Namakura.

ZONA PASTORAL DE MUELAMAHI. Comunidades de S. Pedro de Muelamahi; S. Miguel de Welela; Napipini; e Murapokwa.

ZONA PASTORAL DE NAMARELA. Comunidades de S. Carlos Lwanga de Namarela; S. José de Naputxa; S. António de Makutxini.

Os crismados nesta data foram 79.

D. Francisco é recebido pela  comunidade de Avukula
 
No dia 20.07.14, a concentração foi na comunidade de AVUKULA.

ZONA PASTORAL DE NAKWITA. Comunidades: S. Pedro de Ntxoni; S. Francisco de Assis de Muriko; S. Teresinha de Nampawa; S. André de Katxheni; e Nakwita.

ZONA PASTORAL DE NAHIHAVA. Comunidades de S. Maria Madalena de Piloni; S. José de Avukula; S Tiago de Mutxhokora; Naphulupo; e S. Estêvao de Nahihava.

ZONA PASTORAL DE WAHITOKO. Comunidades de S. Lúcia de Namuthapwe; N. S. de Fátima de Nanihoka; N. S. do Perpétuo Scorro de Mithale; e S. Cipriano de Wahitoko.

ZONA PASTORAL DE NIMWENE. Comunidades de N. S. de Fátima de Naholosa; S. Pedro de Mikhaini; S. Coração de Jesus de Ritxhani; S. Tiago de Nimwene.

ZONA PASTORAL DE NAPALASSE. Comunidades de S. Tiago de Enore; S. Felicidade de Ntxapelane; N. S. do Rosário de 164.

A chegada à comunidade de Muthala, sede da Paróquia

No dia 2107.14, a concentração foi na comunidade de MUTHALA, sede provisória da Paróquia.

ZONA PASTORAL DE MUHIRO. Comunidades de N. S. da Conceição de Konko; S. Felicidade de Muhiro; S. Lucas de Parainene; S. Paulo de Nasupi; S. Francisco de Namulemane; Bom Pastor de Txhajani; e Santa Maria de Moneia.

ZONA PASTORAL DE NAPHALAVI. Comunidade de S. Ana de Naphalavi; S. Teresa de Txawà; Santa Maria de Mutelele; S. Paulo de Muthala; S. Mónica de Nakhuwo; S. Na de Yakapha.

ZONA PASTORAL DE LISSI. Comunidades de S. Mateus de Lissi; S. Lucas de Naha; S. Teresinha de Namahala; S. Cecília de Nakarnasi; e Masuela.

ZONA PASTORAL DE MALOLA. Comunidades de S. Pedro de Malolo; S. Maria Madalena de Hapuwa; Njazima; S. João Baptista de Naphiro; S. Tiago de Yapa; e S. António de Nahila.

Os crismados hoje foram 134.

Na parte da tarde, o Bispo reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Económico.

D. Francisco recebe as ofertas da comunidade
 
No dia 22.07.14. D. Francisco visitou a Comunidade do Mosteiro da Associação da Pequena Família da Ressurreição do Monte Rurupi. Encontrou-se com o Irmão Tomas e o jovem aspirante Jaime. Com eles D. Francisco celebrou a Hora Sexta da Liturgia das Horas e visitou as obras do novo Mosteiro no cimo das montanhas.

As comunidades da ZONA PASTORAL de NTEPA concentraram-se no dia 23.07.14, na Comunidade de Turua da vizinha Paróquia de N. S. Rainha da Paz, para a celebração da Confirmação. Foram as seguintes comunidades: Naulha; Nakukulo; Karuma; Ekunula e Ntepha.
Os confirmados desta Zona Pastoral foram 33.

 

 

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
20Jul2014
| Escrito por Assis

 

Gurúè, 19 de Julho de 2014.

Assunto: “Assembleia diocesana da Juventude”

Caríssimos cristãos e catecúmenos:

Aproximam-se os dias da realização da Assembleia Diocesana da Juventude. Concretamente de 19 a 22 do próximo mês de Agosto, os delegados dos grupos juvenis das Paróquias e Capelanias da Diocese estarão reunidos na Casa Diocesana, no Gurúè, para reflectirem sobre a problemática que a juventude está a viver no momento presente e encontrarem nova luz e força na sua caminhada rumo au futuro. Eles são a força renovadora da nossa Igreja e da sociedade.

Sede vós, jovens, que recolhendo o melhor do exemplo e dos ensinamentos dos vossos pais e mestres, ides constituir a sociedade de amanhã.

A Diocese durante os últimos anos e desde a anterior Assembleias Diocesana da Juventude (Milevane 2008), tem estado a trabalhar para consolidar a Igreja local no nosso meio, em ordem a melhor responder cada um segundo a sua condição (crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos, sacerdotes, religiosas e religiosos e leigos) à chamada do Senhor, Cristo eternamente jovem.

Confio em que esta Assembleia seja para vós, os jovens, especialmente para vós, uma luz que iluminará o vosso futuro e uma força que vos ajudará a caminhar com novas energias.

Espero que reafirmeis a vossa fé na vida e no que dá sentido a vida: Fé em Cristo, como mestre e modelo e companheiro na vossa caminhada. Alargai os vossos corações e escutai os gritos dos que mais sofrem e pôr corajosamente as vossa energias juvenis ao serviço dos grandes ideais: recusai a violência e o ódio que geram as guerras; sede generosos e construir um mundo melhor, mais justo, verdadeiro, livre e fraterno.

Peço a todas as Paróquias e Capelanias e às Comunidades Religiosas que, em espírito de partilha de bens espirituais e materiais, colaborem concretamente no bom êxito desta Assembleia Juvenil:

·         Em primeiro lugar, acompanhem com pensamento, com a oração e com tudo o que lhe for pedido na preparação, organização e realização das actividades necessárias;

·         Em segundo lugar, colaborem também com a ajuda económica (em dinheiro ou em géneros alimentícios (milho, arroz, verduras…) e animais (galinhas, cabritos, peixe seco).

Em nome de Cristo, o Homem da verdade e do amor, humilde e sábio, companheiro e amigo dos homens, vos saúdo e abençoo.

O vosso Bispo

+ Francisco

 

domingo, 6 de Julho de 2014

ADMISSÃO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO SANTOS VÍCTOR


COMUNICADO DO SR. BISPO

ADMISSÃO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO SANTOS VÍCTOR
´Diácono Santos Víctor

Caríssimos Diocesanos: “Anunciarão a minha glória às nações” (Is 66,19).

Depois de ter concluído o curriculum eclesiástico de preparação ao sacerdócio estabelecido pelas leis da Igreja nos Seminários de S. Agostinho da Matola e de S. Pio X de Maputo, de ter sido ordenado diácono em 15.12.2013, com o correspondente tempo de experiência pastoral, na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, Distrito de Pebane, o Diácono SANTOS VÍCTOR, pediu livremente e com firme vontade para sere ordenado sacerdote.

Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase final de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese no mês de Maio último, pedi o parecer do Povo de Deus; consultei como de preceito o Conselho Presbiteral e o Colégio dos Consultores.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ordenação sacerdotal, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, pastor das nossas almas, invocando a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, comunico a toda a nossa Diocese que o DIÁCONO SANTOS VÍCTOR É ADMITIDO À ORDEM DOS PRESBÍTEROS. Demos graças a Deus!

Á ordenação presbiteral terá lugar na Igreja Paroquial de S. José de Lioma, no da 31 de Agosto do corrente ano de 2014.

A nossa Diocese, a Igreja em Moçambique e em todo o mundo, enriquece-se com mais um filho que responde afirmativamente à chamada de Deus para ser sacerdote do seu Povo.

Peço a todos os cristãos e catecúmenos que acompanhem com a oração e o encorajamento fraterno e amigo o Diácono Santos na preparação próxima da sua iminente ordenação. Todos somos convidados para acompanha-lo na solene Celebração da Eucaristia e da Ordenação Presbiteral no referido dia 31 de Agosto na Paróquia de Lioma.

Demos graças à Santíssima Trindade

Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom e Supremo da Igreja

Gurúè, aos 22 de Junho de 2014,

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

 

 

   

Pág. 1 de 44