Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

1º CONGRESSO NACIONAL DA FAMÍLIA. "Os Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização"

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
26Set2014
Actualizado em 26 Setembro 2014 | Escrito por Assis

1º CONGRESSO NACIONAL DE FAMÍLIA

25 de Setembro - 2º dia do Congresso

O segundo dia do Congresso iniciou com oração de manhã subordinado ao tema ’’ A família unida na oração é família que permanece unida’’ orientada pela equipa da liturgia ao Congresso da zona norte que tinha como a mensagem o exemplo de Maria como mãe na sua relação com o seu filho Jesus nas bodas de Caná onde manifestou a sua glória em transformar a água em vinho mais apreciado e saboroso da festa. Dom Francisco Chimoio, iniciando a sessão plenária, deu as boas-vindas a todos os presentes oriundos das varias dioceses de Moçambique e agradeceu a Deus pela boa viagem ate ao centro de Nazaré. Fez o enquadramento histórico deste congresso. Dom Francisco Chimoio continuou enaltecendo este Congresso sobre a família tomando em conta que dela viemos ao mundo. Na sua alocução, Dom Francisco Chimoio destacou os valores da família no contexto de cultura de civilização no sentido de: a família como Dom de Deus, pois tem origem no amor criador de Deus; a família Dom de vida de Deus à humanidade, porque ela é chamada a tornar-se o santuário da vida, o lugar, o lar da vida onde toda a vida humana é acolhida, promovida e respeitada; a família fonte de vida e dos valores da humanidade implica dever e responsabilidade porque é recebida gratuitamente justamente porque não tem preço; frisou ainda que a família africana no encontro com outras culturas tem muitos benefícios mas também tem malefícios que desestabilizam as nossas concepções da vida, o sentido da liberdade da vida comunitária e do viver junto. Foi com estes fundamentos que Dom Francisco Chimoio propôs-se a realização deste congresso sobre a família subordinada ao tema os desafios pastorais no contexto da Evangelização, tendo como objectivo central: ‘’a família, um valor fundamental e os seus desafios’’ A terminar, reforçou o método a seguir nos trabalhos como ver, julgar e agir. Tendo dito isto, Dom Francisco Chimoio, na qualidade de presidente, declarou solenemente abertura oficial do Congresso

Seguiu-se a apresentação dos relatórios das dioceses por Províncias Eclesiásticas.

Os relatórios abordaram a temática referente aos seguintes aspectos: 1. Os sinais de esperança que as famílias das nossas dioceses mostram;

2. Os passos positivos encontrados nas famílias;

3. Os aspectos que precisam de maior atenção;

4. O funcionamento das comissões da família nas nossas dioceses;

5. Dificuldades encontradas no seu trabalho;

6. Organização da catequese matrimonial e a pastoral da família diocesana;

7. A pastoral com divorciadas e mães solteiras;

8. Vítimas de violência doméstica nas dioceses;

9. Os passos que devem ser dados para ajudar as famílias, a ser espaços de educação.

Terminadas as apresentações dos relatórios e a respectiva ressonância, no período da tarde, após o almoço, seguiu-se a apresentação do testemunho dos casais das províncias eclesiásticas do norte, do centro e do sul onde cada casal apresentou o percurso do seu matrimónio desde o namoro ate aos dias de hoje. Depois da apresentação, os casais interagiram com a plenária esclarecendo algumas questões colocadas pela assembleia.

Dia 26 de Setembro – 3º dia do Congresso.

À semelhança dos dias anteriores, o 3º dia do Congresso, iniciou com a oração matinal na igreja orientada por uma equipa que para o efeito foi indicada. Depois do habitual pequeno almoço, os congressistas, participaram na 1ªpalestra subordinada ao tema “ O Magistério e a Pastoral Familiar, os grandes desafios,, orientada pelo Rev. Padre Artério Zuvane

 

1º CONGRESSO NACIONAL DA FAMÍLIA. "Os Desafios Patorais da Família no Contexto da Evangelização"

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Set2014
| Escrito por Assis

1º CONGRESSO NACIONAL DA FAMÍLIA

“Os Desafios pastorais da Família no Contexto da Evangelização”

De 24 a 27 de Setembro do corrente ano de 2014, no Centro de Formação de Nazaré (Beira), está –se a realizar o 1º CCONGRESSO NACIONAL DA FAMÍLIA, sob o lema “Os desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização”., organizado pela Comissão Episcopal das Famílias.

Participam neste Congresso 108 delegados das 12 Dioceses de Moçambique. Cada delegação diocesana está composta por dois casais, um jovem, uma religiosa, dois sacerdotes e o próprio Bispo diocesano.

Preside ao Congresso o S. E. R. Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e Presidente da Comissão Episcopal das Famílias.

O Programa do Congresso consta dos seguintes elementos distribuídos pelos três dias de duração:

24.09.14. Chegada dos delegados, acolhimento e Missa de abertura.

25.09.14. Apresentação dos Relatórios das Comissões diocesanas das Famílias sobre as actividades do Ministério da Família; Ressonâncias e Testemunhos apresentados pelos casais presentes no Congresso. O que fazem e como vivem o seu Matrimónio? O seu empenho unto dos outros casais; Como enfrentam os desafios encontrados?

26.09.14. Palestras sobre o tema em estudo, orientadas pelos Padres Artério e Timóteo. Trabalho e rupo e plenários.

27.09.14. Estudo , apresentação das Conclusões e Ressonâncias. Missa de Encerramento.

   

APROVADA A ESTAÇÃO EMISSORA DA DIOCESE DE GURUE FM 94.5

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
21Set2014
| Escrito por Assis

 

Comunicado do Bispo sobre a Rádio Diocesana F.M. 94.4

Caríssimos diocesanos, irmãos e amigos.

Alegrai-vos, comunico-vos uma grande notícia!


COM MUITA ALEGRIA VOS COMUNICO QUE O INSTITUTO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO DE MOÇAMBIQUE , NO PASSADO 19 DE SETEMBRO CORRENTE, DEPOIS DE TER FEITO A SEGUNDA VISTORIA, JÁ APROVOU EM DEFINITIVO A ESTAÇÃO EMISSORA DA DIOCESE: "Rádio Diocesana de Gurúè: Rádio rural formativa e informativa, transmitido em FM 94.4".

A PARTIR DE AGORA, PODE

TRANSMITIR TODOS OS PROGRAMAS QUE ACHAR NECESSÁRIO COM BASE A NOSSA LINHA EDITORIAL.
A RÁDIO TRANSMITE EM OPTIMAS CONDIÇÕES, EM FM 94.4, SEM NENHUM DEFEITO TÉCNICO PARA REVER COMO RECOMENDAÇÃO.
ASSIM O INCM SE ENCARREGA DE EMITIR A LICENÇA QUE ESTARÁ ANEXA COM OS DADOS TÉCNICOS DE FUNCIONAMENTO DA RÁDIO.
O INSTITUTO TAMBÉM AUTORIZOU A USARMOS SE POSSÍVEL UMA POTENCIA ELEVADA ATÉ 730W DO TRANSMISSOR, SENDO ASSIM BREVEMENTE O TÉCNICO REALIZARÁ UM TRABALHO DE MANUTENÇÃO DE ROTINA E AUMENTARÁ A POTENCIA DE TRANSMISSÃO.
NÃO ESPERAMOS EM BREVE OUTRA VISTORIA.
DESEJO-VOS BOM TRABALHO.

FRATERNAIS SAUDAÇÕES EM CRISTO JESUS,
+ FRANCISCO LERMA MARTÍNEZ
   BISPO DE GURÚÈ
 

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PE.. SANTOS VÍCTOR

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
06Set2014
| Escrito por Assis

O momento solene da "Imposição das Mãos"

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PE. SANTOS VICTOR.

O novo Sacerdote da Igreja, Pe. Santos Víctor

No passado dia 31 de Agosto de 2014, na Paróquia de S. José de Lioma, foi ordenado sacerdote  por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, o diácono SANTOS VICTOR, do clero diocesano de Gurúè,

O Bispo apresenta à comunidade o recém ordenado Pe. Santos Víctor

 

Na  Solene Eucaristia concelebraram D Manuel Chuanguira Machado, Bispo Emérito de Gurúè e 20 sacerdotes, entre membros do clero diocesano e religioso, provenientes das diversas paróquias da Diocese, que acompanharam as delegações das suas respectivas paróquias.

O abraço da mãe do novo sacerdote

Entre os numerosos fiéis, religiosos e religiosas  salientamos a presença da Superiora Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas, a Superiora Provincial das Irmãs Filhas de Nossa Senhora das Vitórias e dois diáconos da Diocese de Quelimane.

Também participaram na Cerimónia o Chefe do Posto Administrativo de Lioma e o Pastor da União Baptista Universal e mais outros convidados.

   

Pág. 1 de 49