Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

Muliquela: 75º Aniversário da Criação da Antiga Missão
JUNHO
28

XIII Dom. T.C. _ Solenidade de S. Pedro e S. Paulo - Apóstolos: Inauguração da Capela da Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi.

29/6 a 4/7
Visita Pastoral a Mualama

29/6   a 4//
Invinha: Formação Bíblica Região Norte

5 a 10
Visita Pastoral a Pebane

6 a 11
Muliquela - Formação Bíblica: Região Centro A

14 a 18
Malua - Formação Bíblica: Região Centro BB
JULHO
21 a 25
Mualama – Formação Bíblica: Região Sul

26
XVI Dom. T.C. – Bispo em Namarròi: Festa de S. Tiago Maior

31/7 a 9/8
Visita Pastoral a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Nauela

14 a 17
Visita Pastoral a Capelania Isidoro Bakanja - Muagiua

22 a 23
Maluna: II Peregrinação diocesana ao Santuário de N. S. Rainha do Mundo e 75º Aniversário da Criação da Antiga Missão

25 a 31

Paço: Retiro anual do Clero

SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE PENÚRIA. EXORTAÇÃO DE D. FRANCISCO

22Jan2015

Cheias: PM no terreno para avaliar estragos

O rio Licungo na sua passagem por Mocuba (Foto www.sapo. mz)

SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE PENÚRIA

È com profunda tristeza que todos acompanhamos os infelizes acontecimentos que estamos enfrentado nesta estação chuvosa desde meados de Janeiro, causando vítimas humanas, destruição de habitações, machambas, vias de acesso e diversos bens materiais.

Há vários cortes de estrada na Estrada Nacional nº 1 entre Napevo/Mocuba , nomeadamente pelo desabamento da ponte sobre o rio Namilate; e sobre o rio Mutuasse, entre Nampevo/Alto Molócuè e na própria cidade de Alto Molócue, sobre o rio Molócue, ficando o território da nossa Diocese isolado do resto do Pais, seja em relação a Quelimane, seja em relação a Nampula.

Também ficamos sem abastecimento de energia e sem comunicações telefónicas.

Esperamos que a situação não venha a agravar, visto que a chuva vão até o mês de Março. Existe a triste probabilidade de vir acontecer o pior.

Quantas pessoas estão a sofrer? Quantas perderam os seus bens? E quantas morreram? Ainda não temos números suficientes para quantificar os danos em vidas e em bens materiais.

Toda esta situação preocupa-nos, pelo que exortamos a solidariedade de todos. Exortamos as pequenas comunidades, cada cristão, cada paróquia, o Secretariado Diocesano de Pastoral, cada cristão, cada pessoa de boa vontade e os nossos do exterior para nos empenharmos neste desafio da hora presente e realizarmos o trabalho necessário para aliviar o sofrimento dos afectados directamente.

O amor de Cristo urge-nos

O vosso Bispo

+ Francisco Lerma

ANUÁRIO DIOCESANO 2015

13Jan2015
Actualizado em 23 Janeiro 2015 | Escrito por Assis

DIOCESE DE GURÚÈ

ANUÁRIO DIOCESANO

ANO 2015

Continuar... ANUÁRIO DIOCESANO 2015

CARTA DE DOM FRANCISCO LERMA AOS DIOCESANOS

07Jan2015

Caríssimos Diocesanos

“Não já escravos, mas irmãos!”

Com esta saudação do Papa Francisco, que faço minha, quero saudar-vos a cada um dos membros da nossa família diocesana, baptizados, catecúmenos e pessoas de boa vontade, desejando que o Novo Ano que apenas começamos, seja verdadeiramente um ano em que todos nos sintamos comprometidos, dia a dia no esforço por um mundo mais fraterno.

É de facto, uma meta difícil de alcançar, pelo que se torna necessário a colaboração e o empenho de todos. O Papa Francisco convida a realizar gestos de fraternidade cada dia. Não sejamos indiferentes nem fechemos os olhos perante situações desumanas em que tantas pessoas –crianças e adultos- são tratadas como se fossem objecto de consumo e não como irmãos, filhos do mesmo Pai que nos criou, todos iguais, a Sua imagem e semelhança.

Nos últimos dias de 2014 tivemos a Assembleia Pastoral Anual da Diocese em que, depois da avaliação das actividades pastorais do ano findo, projectou-se o plano pastoral para o presente ano de 2015.

• Em primeiro lugar, durante o presente continuaremos com o tema da FORMAÇÃO DE TODOS OS AGENTES DA PASTORAL, completando o programa estabelecido para o triénio pastoral 2012- 2014, mas que por diversas razões não foi possível completar. Nessa ordem de coisas, o Secretariado levará à frente a 2ª Parte do programa estabelecido em ordem a atingir o maior número possível de agentes de pastoral.
  • Em segundo lugar, os delegados presentes na Assembleia, escolheram o 2º Semestre de 2015 para realizar a VII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL, em ordem a planificar o Plano Diocesano de Pastoral de 2016 – 2018, sob o tema central da “FAMÍLIA”. Preparemo-nos para a sua realização com o trabalho que nos será pedido e com a oração.

“Visita ad limina” Segundo a Tradição e as leis da Igreja, cada cinco anos, os Bispos vão a Roma para visitar ao Papa, apresentar relatório quinquenal sobre a situação das suas Dioceses e para venerar os Sepulcros dos Apóstolos Pedro e Paulo. Esta visita é conhecida em língua latina como “Visita ad Limina Apostolorum”, que quer dizer “Visita aos sepulcros dos Apóstolos”, que se conservam segundo a tradição naquela cidade.

Sobre o significado, sentido, valor e importância desta Visita ao Papa, no passado 23 de Novembro, enviei a toda a Diocese uma carta. Pedia que todos os fiéis sintam como própria a Visita do seu Bispo ao Sepulcro dos Apóstolos e ao Sucessor de Pedro, o Papa, pois é um acto que o Bispo cumpre para o bem da Diocese e de toda a Igreja, favorecendo deste modo a nossa unidade na fé e na caridade com toda a Igreja.

Sinto a necessidade de envolver na reflexão e na oração todas as nossas comunidades cristãs, comunidades de Vida Consagrada e todos os agentes de pastoral, a favor deste acontecimento eminentemente eclesial que está para ser realizado no próximo mês de Maio. Todos devemo-nos sentir unidos ao Bispo nesta “Visita ad Limina”.

O vosso Bispo

+ Francisco Lerma