Erro
  • XML Parsing Error at 1:369. Error 9: Invalid character

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DA SÉ CATEDRAL. GURÚÈ

28Maio2016

PROGRAMAÇÃO DA VISITA PASTORAL DE D. FRANCISCO Á PARÓQUIA DE SANTO ANTÓNIO DA SÉ CATEDRAL DE GURÚÈ

27.05.2016. Sexta Feira.

Visita ao Núcleo S. Miguel Arcanjo,nos bairros Escola Secundária a Aeródromo.
O Núcleo está formado por 70 cristãos adultos, 30 jovens e 20 adolescentes. Tem dois coordenadores
, um ancião, um catequista, um tesoureiro, dois responsáveis pela caritas, dois acólitos e cinco cantores.

28.05.2016. Sábado.

Visita de trabalho no Cartório Paroquial. O lugar que ocupa o cartório na Paróquia e o seu valor. Orientações sobre os livros paroquiais, os assentos, os processos matrimoniais e a conservação dos livros.

29.05.2016. Domingo.

Solenidade do Ssmmo Corpo e Sangue de Cristo.
Catequese para a comunidade.
Celebração do Sacramento da Confirmação. Candidatos para o Crisma 173 cristãos.
Breve Procissão com o Santíssimo Sacramento.
Convívio com os crismados e padrinhos.

30. 05.2016. Segunda Feira.
Reunião de trabalho com o Conselho Paroquial Pastoral e com o Conselho para os Assuntos Económicos.

31. 05. 2016
Encerramento do mês de Maio, com peregrinação à "Capelinha da Santinha" nas montanhas de Gurúè.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DAS RELIGIOSAS JUNIORAS DA DIOCESE DE GURÚÈ

25Maio2016

Nos dias 21 e 22 de Maio do corrente ano, as Irmãs juniores das Congregações Religiosas presentes na Diocese de Gurúè, tiveram mais um Encontro de formação na Casa Diocesana de Gurúè. O Encontro, orientado pela Irmã Dalmázia Colombo,
Missionária da Consolata, foi organizado pela

CIRMO (Conferência Intercongregacional dos Religiosos/as de Moçambique) Diocesana.
As Irmãs participantes pertencem à seguintes congregações: Irmãs da Imaculada Conceição (Diocesanas de Lichinga); Franciscanas de N. S. das Vitórias; Instituto da Missionárias Capuchinhas; Filhas de N. S.da Visitação (Diocesanas de Quelimane); Servas de n. S. do Cénáculo de Xai-Xai; Instituto Jesus Maria José;
Religiosas do Amor de Deus; Missionárias Mercedárias; e Associação da Virgens Consagradas Mãe do Redentor.

A EXTENSÃO DE GURÚÈ CELEBRA OS 20 ANOS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

21Maio2016

No passado dia 20 de Maio do corrente ano, a Extensão de Gurúè da Universidade Católica de Moçambique, celebrou os 20 Anos da Fundação da Universidade, conforme o seguinte programa:

1. Celebração da Eucaristia na Sé Catedral de Gurúè, presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese e concelebrada pelos PP. Daniel Raul, Director da Extensão; Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria e Secretário Geral da Diocese e pelo Pe. Paulino Nicau, Pároco da Paróquia de Santo António da Sé Catedral e participada pelo Corpo Docente, alunos da Universidade e convidados.

2. Palestra subordinada ao tema :”A urgência da manutenção da paz em Moçambique: a educação necessária”, orientada pelo Professor Doutor Brazão Mazula.

3. Momento Cultural

4. Intervenção do Professor Doutor Armindo Tambo, Vice-Reitor para a Área Financeira da UCM, em representação do Magnífico Reitor.

5. Intervenção do Ex.mo Sr. Dr. Costa Chirembue Ejai, Administrador do Distrito de Gurúè.

6. Brinde e convívio.

7. Partida de Futebol entre as equipas UCM e ESPPUG.

PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS

21Maio2016

PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTERO

Caríssimos diocesanos:

“Anunciarão a minha glória às nações” (Is. 66,19).

A nossa Diocese tem a alegria de apresentar o candidato à Sagrada Ordem dos Presbíteros:

Diácono JOÃO ERNESTO TARUA,

filho de Ernesto Tarua e de Maria Machado, natural de Alto Molócue, Província da Zambézia e Diocese de Gurúè, nascido aos 25 de Abril de 1981, baptizado em Nauela (Missão Católica do Alto Molócue, Nº 397/80), e crismado na Paróquia da Catedral de Quelimane Nº 211/03). Completou o Curso de Teologia no Seminário S. Pio X, em Maputo.

Foi ordenado Diácono as 27 de Dezembro de 2015, na Sé Catedral de Gurúè.

Fez o estágio diaconal na Paróquia S. Paulo Apóstolo de Naburi, Distrito de Pebane desta Diocese de Gurúè.

Ele manifestou ao Bispo a sua livre e consciente vontade de se entregar a Deus e à Igreja para exercer a Ordem Sagrada dos Presbíteros como Padre Diocesano desta Diocese.

Depois de ter pedido o parecer aos meus Conselheiros Diocesanos e aos que o acompanharam durante o período do estágio de pastoral e diaconal, peço aos Padres, Religiosos e Religiosas, Animadores das comunidades e fiéis em geral que, em consciência, vos manifesteis sobre a idoneidade do candidato e, se for o caso, me comuniqueis pessoalmente, ou por meio dos Padres das vossas Paróquias e Capelanias, o que em consciência julgueis necessário dizer ao Bispo.

Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento na estima do sacerdócio; e de oração pelas vocações.

É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar pelo candidato ao Presbiterado, nosso futuro Padre, segundo a vontade de Deus. Devemo-lo fazer principalmente nas Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração da comunidade.

Rezemos como os Apóstolos no Cenáculo com Maria, a Mãe de Jesus, na espera do Espírito Santo.

Casa Diocesana, Gurúè, 15 de Maio de 2016, Domingo de Pentecostes.

Vosso Bispo

+ Francisco Lerma Martínez