Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA (Continuação 2)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Out2014
| Escrito por Assis

 

Chegada de D. Francisco à comunidade de Wapé

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 2).

24.10.2014. Sexta Feira. 2º Dia da Visita Pastoral.

Hoje, as comunidades das Zonas Pastorais de Nahuo, Napakala e Wapé concentraram-se na comunidade de WAPÉ, localidade do mesmo nome:               

ZONA PASTORAL DE NAHUO. Comunidades cristãs: Santa Cecília de Namarrokane; S. Paulo de Keba; S. Pedro Apóstolo de Nikakali; S. Estêvão de Namigo; Sta. Isabel de Jurumiha, S. Abrão de Namivo; S. Miguel de Erutxo; S. Noé de Welela.

PASTORAL DE NAPAKALA. Santa Cecília de Namuatxira; Santa Teresa de Namitxeho; S. Luzia de Navuruni; Santa Maria de Napakala.

ZONA PASTORAL DE WAPÉ. Comunidades cristãs: S. Miguel Arcanjo de Sela; S. Lucas de Muelamahi; Maria Três; e S. João Evangelista de Wapé.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, falou sobre os ministérios na comunidade, tempo de eleição e renovação; sobre a problemática juvenil e sobre a pastoral familiar, fazendo referência ao recente Sínodo Especial e ao I Congresso Nacional sobre a Pastoral da Família.

D. Francisco orientou a sua catequese sobre a pastoral vocacional.

A alegria no louvor

Os confirmados hoje foram 97 cristãos.

Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica: União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique; Missão Mundial; Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; Igreja Nova Apostólica; Igreja Reformada, Missão Mundial; e Comunidade Islâmica.

O coro das Irmãs de S. João Baptista na Missa de S. António Maria Claret

Na parte da tarde, na Igreja Paroquial da sede, D. Francisco presidiu à solene concelebração da Eucaristia em honra de S. António Maria Claret, Fundador da Congregação dos Filhos do Coração de Maria (Claretianos), a que pertencem os Missionários que têm o cuidado pastoral desta Paróquia. Para o evento participaram os Missionários Claretianos presentes na Diocese de Gurúè e na Arquidiocese de Nampula.

25.10.2014. Sábado. 3º Dia da Visita Pastoral.

D. Francisco comentou Mt 32, 34-40: "Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo", Evangelho do Domingo 30º do Tempo Comum, Ano A.

Por volta da 6.30H, D. Francisco foi convidado a participar no programa “Despertar com Deus”, da Rádio Comunitária Monte Gilé. Este programa, que apresenta o Evangelho do Domingo (leitura, comentário e diálogo), é conduzido semanalmente pelo Pe. André Kalundoke Satchiquata, cmf, Vigário Paroquial.

O P. André  K. Satchiquata director do programa "Despertar com Deus" da Rádio Comunitária Monte Gilé

Hoje, a concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade de NATXUKO, na localidade de Nhanhope, a 22 kms de distância da sede do Distrito, na estrada que vai de Gilé em direcção ao Alto Molocué.

ZONA PASTORAL NIHAMI. Comunidades cristãs: Santa Isabel de Nihami; Santa Maria de Chiveve; S. Lucas de Namahika; S. Lucas de Pilima; S. Mateus de Natxuko; e Santa Isabel de Moneia.

ZONA PASTORAL NAMURWA. Comunidades cristãs: N. S. de Fátima de Namurwa; S- Pedro de Vassele; S. Paulo de Tomeia; S. Lucas de Tronkoni; Santa Maria Madalena de Naesse.

O Pe. Francisco Cunlela orientou a sua catequese sobre a vida cristã, sobre a educação da juventude e a escola e sobre alguns aspectos dos ministérios.

D. Francisco a necessidade de programar a formação dos agentes de pastoral, com cursos que, anualmente, atinjam cada um dos ministérios. Em segundo lugar falou sobre a pastoral vocacional a partir das famílias e das pequenas comunidades cristãs.

Os eleitos crismados hoje foram 60.

As Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica são as seguintes: União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique; Nova Apostólica; Igreja Reformada; Novo Nascimento de Jesus; e Comunidade Islâmica.

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
23Out2014
| Escrito por Assis

 


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA. GILÉ

De 23 a 27 de Outubro do corrente ano, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, está a realizar a Visita Pastoral à ParóquIa Santa Josefina Bakhita, Distrito de Gilé.

A Paróquia Santa Josefinha Bakhita foi criada em 2012, por D. Francisco Lerma, desmembrada da Paróquia N. S. da Anunciação de Moneia (antiga Missão de Gilé).

Desde a sua criação trabalham nesta Paróquia os Missionários Claretianos, sendo seu Pároco actual o Pe. Biju Joseph, cmf, de nacionalidade indiana; e Vigário Paroquial o Pe. André Kalundoke Satchiquata, cmf, de nacionalidade angolana.

Estão presentes na Paróquia as Irmãs de São João Baptista e Maria Rainha: Irã Seema Aex, indiana; Irmã Maria do Céu Antunes, portuguesa; e Irmã Conceição, portuguesa. As Irmãs dirigem Internato Feminino para jovens das Classes 7ª a 12ª.

A Paróquia conta com 12 Zonas Pastorais e 78 comunidades cristãs.

Durante a Visita Pastoral o Bispo segue o programa previamente preparado pelo Conselho Pastoral Paroquial, com quatro concentrações, encontros com as comunidades e com os grupos juvenis, catequese sobre o Plano Diocesano de Pastoral e encontros de trabalho com o Conselho Pastoral Paroquial e com a Comissão Paroquial para os Assuntos Económicos.

23.10.2014. Quinta Feira. !º Dia da Visita Pastoral.

Hoje concentraram-se na Comunidade de Cristo Rei de MUTEKELA as comunidades de três Zonas Pastorais:                                                      

ZONA ASTORAL PASTORAL DE NAPIDO. Comunidades cristas: Imaculada Conceição de Hokorokua; S. José de Tukumela; S. Inácio de Nakutxo; S. Teresa de Katxela; S. Lucas de Muyere; S. Pedro de Milela; S. Miguel de Nakukulo; S. Cecília de Kakha; S. Paulo de Mussepe.

ZONA PASTORAL DE MUTEKELA. Comunidades cristãs: S. Isabel de Tavera; Cristo Rei de Mutekela; Santa Maria de Matxawele; Santa Margarida de Impivini; e S. Mateus de Lisse.

ZONA PASTORAL DE WAILA. Comunidades cristãs: S. André de Waila; S. Franisco de Assis de Natxere; S. Bartolomeu de Muhapa; S. Inácio de Thery; Centro de Catequese de Napalavi; Centro de Catequese de Makotxeni; e Centro de Catequese de Nahoma.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, falou sobre o caminho dos cristãos (o que significa ser cristão hoje?), fazendo referência directa aos Mandamentos da Lei de Deus e às situações mais problemáticas dos jovens e dos casais.

D. Francisco orientou a sua catequese sobre o primeiro tema nuclear do Plano Pastoral Diocesano, a União/Comunhão das comunidades e da Diocese.

Os confirmados hoje foram 105 cristãos.

 

Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica:

União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique; Visão Mundial; Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; Igreja Nova Apostólica; e Missão Mundial.

 

   

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (3)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
22Out2014
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (Continuação 3)

21.10.2014. Terça Feira.

Concentração na comunidade de IULUTE

Hoje as Zonas Pastorais de Mókolo, com 9 comunidades, e a Zona Pastoral de Mahatxa, com seis comunidades, concentraram-se na comunidade de Iuluite, na nárea da localidade de Mamana.

ZONA PASTORAL DE MOKOLO. Comunidades cristãs: Cristo Rei de Mókolo; S. Paulo de Muhôko; S. Marcos de Mareka; Santa Cecília de Intalakassi; N. S. de Fátima de Pakhane; S. Pedro de Welela; S. Pedro de Murihiua; S. André de Muémia; e S. coração de Maria (CC) de Nakoropa.

. Francisco saúda os cristãos à chegada à comunidade de Iulute

ZONA PASTORAL DE MAHATXA. Comunidades cristãs: São Tiago de Nahese; Santo António de IuLute;   N. S. de Lurdes de Nassima; S. Lucas de Mahassa; S. António Mªa Claret de Numpilua; e Santa Cruz de Boane.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, falou sobre o sentido de ser cristão. D. Francisco pela sua vez, falou sobre o Plano Diocesano de Pastoral.

Na sua homilia, D. Francisco falou sobre o Mês Missionário: toda a Igreja e, por consequência, cada crstãos, pela sua natureza é missionário; e sobre as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.

Os cristãos confirmados na celebração de hoje foram 92.

As Igrejas Evangélicas e confissões religiosas presentes nesta área geográfica da Diocese são as seguintes: União Baptista Universal; Igreja de Cristo em Moçambique; Nova Apostólica; Assembleia de Deus; Testemunhas de Jeová; Igreja Apostólica; e Comunidade Muçulmana.

Na parte da tarde, na sede paroquial, em Moneia, D. Francisco reuniu com o Conselho Pastoral Paroquia. Estiveram presentes 47 membros em representação dos coordenadores e animadores dos vários ministérios e dos Movimentos Apostólicos a nível das oito Zonas Pastorais que formam a Paroquia.

Foram apresentados três Relatórios:1. Relatório das Actividades Pastorais 2013 – 2014; Relatório Económico 2013 2014; e Relatório do Movimento apostólico de S. Egídio.

A seguir foram apresentados ao Sr. Bispos diversas questões pontuais da vida das comunidades: Partilha económica diocesana; amigados; enterros; passagens para outras Igrejas; declarações para outras paróquias; calendário das celebrações dos sacramentos; pedido de Irmãs para a Paróquia; recuperação do cajual; terrenos da Paróquia e as capelas “melhoradas”.

Depois da Reunião do Conselho o Bispo visitou a Secretaria da Paróquia que começou a funcionar na sede logo a seguir a reabertura da Paróquia no ano passado.

22.10.2014. Quarta Feira.

Concentração na comunidade de NAHORA

D. Francisco  ao chegar à comunidade de Nahora

Hoje as Zonas Pastorais de Nahora, com 7 comunidades, e a Zona Pastoral de Nikokolo, com 4 comunidades, concentraram-se na comunidade de Nahora, na nárea da localidade de Natxuko.

ZONA PASTORAL DE NAHORA. Comunidades cristãs: s. Lucas de Kamala; S. Pedro Claver de Natxuko; S. Tomé Apóstolo de Npepeso; Santa Maria Madalena de Namarrokani; N. S. de Fátima de Mwakula; S. Clara de Assis de Namatxia, e S. Joãos Evangelista de Nahora.

ZONA PASTORAL DE NIKOKOLO. Comunidades cristãs: N. S. da Conceição de Nikokolo; Bom Pastor de Mwalile; S. paulo de Mwiniwa; S. Carlos Lwanga e Malua.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, falou sobre caminho dos cristãos: que significa ser cristão hoje?; sobre o mês missionário; e sobre a educação dos jovens.

Os cristãos reunidos na comunidade de Nahora, escutando a catequese de D. Francisco

D. Francisco, por sua vez, falou sobre os alicerces da comunidade crista: Fé- Catequese; Esperança- Celebrações dos Mistérios da nossa fé, Eucaristia e demais sacramentos, Oração; e Amor fraterno.

Na sua homilia, D. Francisco falou sobre o Mês Missionário: e sobre a necessidade de acompanhar melhor os grupos vocacionais e rezar pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.

Os cristãos confirmados na celebração de hoje foram 35.

As Igrejas Evangélicas e confissões religiosas presentes nesta área geográfica da Diocese são as seguintes: União Baptista Universal; Igreja de Cristo em Moçambique; Evangélica de Cristo; 12 Apóstolos; e Comunidade Muçulmana.

O Total das comunidades desta Paróquia são 55 Comunidades cristãs, organizadas em 8 Zonas Pastorais.

Os crismados durante esta Visita Pastoral foram 286.

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (2)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
20Out2014
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (2)

Pe. Rony, Pároco, e D. Francisco saudando os cristãos à chegada à comunidade de Teníua

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (Continuação 2)

20.10.2014. Segunda Feira.

Concentração na comunidade de TENÍUA.

Hoje as Zonas Pastorais de Teníua com seis comunidades, e a Zona Pastoral de Nrule, com sete comunidades, concentraram-se na comunidade de Teníua, na nárea da localidade de Pury.
O Pe Francisco Cunlela durante a catequese antes da celebração

ZONA PASTORAL DE TENÍUA. Comunidades cristãs: S. Pedro de Teniua; S. Paulo de Merotxoni; S. Lucas de Mulapuele; S. Estêvão de Nanyipi; S. José de Mirapane; e Santa Maria de Metxopini.

ZONA PASTORAL DE NRULE. Comunidades cristãs: Imaculada Conceição de Nrule; S. Paulo de Navere; S. José de Nampossa; Santa Maria Mãe de Deus de Nahako; Namikoya; Santa Cruz de Namikay; e S. João de Deus de Muanolemua.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, falou sobre a vivência e exigências de ser cristão. D. Francisco pela sua vez, falou sobre a unidade e comunhão da comunidade e sobre a responsabilidade de cada cristão e catecúmeno nos diversos ministérios e trabalhos necessários na vida das comunidades.

Na sua homilia, D. Francisco falou sobre o Dia Mundial das Missões: cada baptizado pela sua natureza é missionário. Necessidade e urgência do anuncio do Evangelho na nossa Diocese e em todo o mundo; a necessidade de orar pelas vocações missionárias no nosso seio.
A Capela de Teníua

Os cristãos confirmados na celebração de hoje foram 60.

As Igrejas Evangélicas e confissões religiosas presentes nesta área geográfica da Diocese são as seguintes: União Baptista Universal; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Evangélica de Cristo; União na Colheita; Testemunhas de Jeová; Assembleia de Deus; e Comunidade Muçulmana.

 

   

Pág. 1 de 53