Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

4ª PEREGRINAÇÃO DIOCESANA A MALUA E 75 ANOS DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA-SANTUÁRIO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
24Ago2015
| Escrito por Assis

 

4ª Peregrinação Dicesana a Malua e 75 Anos da Fundação da Paróquia

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA AO SANTUÁRIO DE N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA
A imagem de Nª. Sª. que presidiu a Peregrinação

Nos dias 22 e 23 de Agosto do corrente 2015, realizou-se a 4ª Peregrinação Diocesana ao Santuário de N. S. Rainha do Mundo, em Malua, a 12 kms. de Alto Molocué-Sede.
Grupo de jovens peregrinos
Presidida pelo Bispo da Diocese, D. Francisco Lerma, participaram na Peregrinação mais de três mil peregrinos vindos da maior parte das paroquias e capelanias da Diocese, nomeadamente: Molumbo, Lioma, Invinha, Nauela, Muagiua, Muliquela, Gilé, Muiane, Moneia, N. S. de Fátima do Alto Moócuè-Sede; N. S. Rainha da Paz, da Pista Velha; N. S. Rainha dos Mártires, de Muthala e do Seminário Diocesano.
Este ano a celebração comemorou o Ano Jubilar dos 75 anos da criação da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo, sede da Peregrinação.
Os mais pequenos animaram a Celebração Litúrgica

Por volta das 15.30H começou a procissão com a imagem de Nossa Senhora. ÀS 18.00h, e após o acolhimento e bênção dos peregrinos, celebrou-se a Eucaristia em honra de Maria, Rainha do Mundo. A seguir, começo a Adoração ao Santíssimo Sacramento por turnos de uma hora, que durou toda a noite até ás 7.00H do dia seguinte, 23 de Agosto.
A multidão de peregrinos encheram por completo o interior do amplo templo de Malua

Às 7.30H. celebrou-se a Eucaristia do XXI Domingo, presidida por D Francisco e pelos Párocos das Paróquias dos peregrinos. A seguir foi o Encerramento da Peregrinação, com a bênção e o Envio dos peregrinos.
O Santuário de Nª Sª Rainha do Mundo. Malua.

 

 

VISITA PASTORAL A MUAGIUA

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
17Ago2015
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL A MUAGIUA


VISITA PASTORAL MUAGÍUA

De 14 a 17 de Agosto do corrente ano, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado Pelo P. Francisco Cunlela, Vigário Geral, realizou a Primeira Visita Pastoral da Capelania Beato Isidoro Bakhanja, no Distrito de Gurúè, nos limites com a Paróquia e Distrito de Namarrói.

Esta Capelania (Quase Paróquia) foi criada em 2013, no processo em acto de restruturação da Diocese, As suas 38 comunidades pertenciam à Paróquia de N. S. da Conceição de Invinha e à Paróquia de S. António, da Catedral. Desde a sua criação está sob os cuidados do clero diocesano, sendo o seu Pároco o Pe. Januário António Mucaia, Reitor do Seminário Diocesano S. José, com a colaboração do Diácono Carlos Evaristo, formador do mesmo Seminário

14.08.2015.

Concentração na comunidade de Rurupi.

ZONA PASTORAL NAMICOPO. Comunidades: Santa Maria Mãe de Deus de Mutxope; S. João Baptista de Kuani; S. Paulo de Namikopo; S. Pedro de Nyamata; S. António de Muelamahi; e S. Teresa de Inyaminga.

ZONA PASTORAL MUNYETE. Comunidades: S. Miguel de Munyete; S. Tiago de Pepeni; S. Carlos Lwanga de Rurupi; S. João Baptista de Mutiue; S. António de Insaló; e N. S. de Fátima de Kurunkua.

Hoje foram crismados 141 cristãos.

15.08.2015.

Concentração na Comunidade de Namulava.

ZONA PASTORAL DE LUNE. Comunidades: S. Carlos Lwanga de Namulava; S. Miguel de Nasanakasa; S. Miguel de Lune 1º; S. Antónjo de Lune 2º; e Mueliha com o Núcleo de Santa Maria Mãe de Deus, de Namigonya.

ZONA PASTORAL DE MARORA. Comunidades: S. Francisco de Assis de Marora; S. António de Maritxe; S. Miguel de Masise; S. José de Nasona; e S. Pedro Claver de Kalane.

As confirmações hoje foram 46.

16-08-2015.

Concentração em Muagiua, sede da Capelania.

ZONA PASTORAL DE MUAGIUA. Comunudades: S. Pedro de Muagiua; S. Luzia de Nayuma; N. S. de Fátima de Muelamahi; S. Batolomeu de Makutxi; S. José de Patane; e S. Carlos Lwanga de Murocole.

ZONA PASTORAL DE EKOLE. Comunidades: S. Pedro Claver de Ekole; S. José de Kokore; S. Lucas de Natxaka; e S. Teresa de Letxe.

ZONA PASTORAL DE NAMAKALA. Comunidades: S. Marta de Namakala; S. João de Brito de Makar; Imaculada Conceição de Nivákue; S. Agostinho de Kariko; e S. Tiago de Muelamahi.

As confirmações hoje foram 266.

Seguir a Celebração D. Francisco abençoou e lançou a 1ª Pedra do futuro Centro de Formação da Capelania.

17.08.15

D. Francisco reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Económico Paroquial.

O Secretário do Conselho Pastoral leu o Relatório sobre a situação e as actividades da Capelania desde a sua fundação em 2013 até ao corrente ano.

A seguir, os delegados, em número de 23, representando cada uma das Zonas (Conselheiros e coordenadores) e os Movimentos, apresentaram diversas questões relacionadas com a pastoral juvenil e familiar, funerais dos cristão não praticantes, movimentos apostólicos, Partilha de bens e sobre a construção do Centro Pastoral de Formação.

Depois de ter assinado nos Livros Paroquiais e participado no convívio de confraternização, D. Francisco deu por encerrada a Visita Pastoral.

 

   

ESPIRITUALIDADE DA VIDA CONSAGRADA. Primeiro Encontro dos Formandos da Diocese de Gurúè

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
16Ago2015
| Escrito por Assis

 

 

ESPIRITUALIDADE DA VIDA CONSAGRADA.

ENCONTRO DOS FORMANDOS NA DIOCESE DE GURUE.

De 13 a 16 de Agosto do corrente ano, na Casa Diocesana, realizou-se o 1º Encontro dos Formandos e Formandas das Congregações presentes na Diocese de Gurúè.

Participaram no encontro os noviços do Noviciado de Milevane dos Dehonianos; e as noviças do Noviciado de Malúa, das Irmãs Servas do Cenáculo; das Irmãs Vitorianas, das Irmãs Filhas de N. Senhora da Visitação.

Também participaram Irmãs Junioras das Irmãs Jesus Maria José de Ile, das Irmãs Capuchinhas; das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição ; e da Associação Apostólica das Virgens Consagradas Mãe do Redentor.

No dia 13.08,15, durante toda a jornada foram chegando os participantes das várias congregações. Já depois do jantar D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, fez a abertura do Encontro, fazendo referência as indicações recebidas durante a recente Visita ad Limina dos Bispos de Moçambique relacionadas com a Vida Consagrada nomeadamente em Moçambique.

A seguir, depois das Boas Vindas, o Bispo abençoou a assembleia e desejou bom trabalho e boa estadia na Casa Diocesana.

A Irmã Isaura Lino Soda, IFHIC, Presidente da CIR-CONFEREMO DIOCESANA dirigiu a dinâmica de apresentação, e a Irmãs Mª das Graças Nunes Sousa, superiora da comunidade do Instituto Missionárias Capuchinhas, apresentou a programação do Encontro.

A VI Feira, 14.08.15, foi dedicada ao estudo e reflexão sobre a “Vida Fraterna e os votos”, sob a orientação do Pe. Francisco Bellini, dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), Pároco da paróquia S. Carlos Lwanga de Gurúè. A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, do clero diocesano e Director do secretariado Diocesano de Pastoral.

No Sábado, 15.08.15, a Irmã Antónia Helena Lima Santos, capuchinha, orientou a reflexão dobre “A espiritualidade da Vida Consagrada”.

No Domingo 16.08.15, depois da celebração da Eucaristia, da avaliação final e da programação dos próximos encontros, os participantes tiveram uma horas de lazer nas cachoeiras do rio Licungo.

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE NAUELA

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
09Ago2015
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE NAUELA


Visita Pastoral (3ª) a Nauela 2015

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO S. CORAÇÃO DE JESUS DE NAUELA

De 31 de Julho a 9 de Agosto de 2015, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a sua 3ª Visita Pastoral à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Posto Administrativo de Nauela, no Distrito do Alto Molócue.

Esta Paróquia, desde a sua fundação em 01.09.1947, está sob os cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). O Pároco é o Pe. Augusto João Nicolau. Colabora nas actividades pastorais o Pe. Azevedo Saraiva, Mestre do Noviciado Dehoniano de Milevane.

Desde 1951 as Irmãs do Amor de Deus estão presentes na Paróquia: Ir Maria Rocio Calabor del Rio; Ir. Arminda de Jesus, Ir. Lina Manuel Ubisse; Ir Melita Mário Mutivina, Ir. Marlina Paulino e Ir.Gilda Luís el.. Actualmente as Iirmãs dirigem a Escola Família Agrária com 185 alunos e dois lares, feminino e masculino com 165 alunos internos..

Eis o calendário das visitas realizadas:

31.07.2015:
Concentração em Etapure.
ZONA PASTORAL DE ETAPURE
Comunidades:
1.       S. Paulo de Etapure, (1)
2.       S. Barnabé de Ntapara, (2)
3.       Santa Marta de Nahetxe, (3)
4.       S. Bento de Ila (4)
5.       S. Afonso Maria de Ligório de Namarrai (5)
6.       S. Josefina Bakhita de Namalele (6)
7.       S. Rafael de Mpama (7)
ZONA PASTORAL DE KOLOLO
Comunidades:
1.       N. S. de Lurdes de Kololo, (8)
2.       S. Luís Gonzaga de Mulela, (9)
3.       S. Boaventura de Murerele, (10)
4.       S. João Maria Vianey de Milaie (11)
5.       Mwaleia. (12)
6.       N. S. de Fátima de Napiko (da Zona Pastoral de Rugula) (13*)
 
7.       Foram crismados 85 cristãos.
 
01.08.2015:
Concentração na comunidade de Mixakwani.
ZONA PASTORAL DE RUGULA
Comunidade:
1.       S. Tomé de Maola, (14)
2.       S. Tomé de Mixakwani (15),
3.       S. Pedro Claver de Mamale,(16)
4.       S. Carlos Luanga de Regula, (17)
5.       N. S. de Fátima de Muriosi (18)
6.       S. Inácio de Loiola de Niharipa-Nova (19)
ZONA PASTORAL DE WALAKA
Comunidades:
1.       S. José de Walaka. (20)
2.       N. S. da Vsitação de Manori (21)
3.       S. Domingos de Sopamutori (22)
4.       S. Ireneu de Nimaripa Sera (23)
5.       N. S. do Caramo de Namireko (24)
6.       S. Pedro Claver de Napiri (25))
Os crismados foram 99
Na parte da tarde houve celebração, presidida por D. Francisco, na Comunidade das Irmãs Religiosas do Amor de Deus, com motivo do 10 Aniversário da criação da Província África da sua Congregação. Concelebraram o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, o Pe. Augusto   João Nicolau, Pároco, e o Pe. Azevedo Saraiva, Mestre do Noviciado Dehoniano de Milevane
 
02.08.2015:
Concentração em Inago.
ZONA DE   INAGO
Comunidades:
1.       N. S. Rainha do Mundo de Inago, (26)
2.       Sagrada Família de Mohiwa, (27)
3.       S. José de Mwitiwa, (28)
4.       Santa Maria Mãe de Deus de Namiopo, (29)
5.       S. Atanásio de Marosso (30)
6.       S. sebastião de Mwelassi; (31)
 
ZONA DE KARMANO
Comunidades:
1.       Santa Maria Madalena de Karmano (32),
2.       S. Carlos Borromeu de Pakone, (33)
3.       S. Mateus de Mihawa, (34)
4.       S. André de Muli, (35)
5.       S. Akile, mártir de Uganda de Mirrekoni; (36)
 
ZONA DE MUKESIWA
Comunidades :
 
1.       Santa Cruz de Mukesiwa, (37)
2.       S. Lourenço de Masiani, (38)
3.       S. Isabel de Namatakani, 39)
4.       S. Joaquim e Santa Ana de Murareia 40),
5.       S. Marcos de Marressani (41)
6.       S. Martinho de Mpitossa. (42)
 
ZONA DE NAHAVARA
Comunidades:
1.       S. Pedro Claver de Nahavara, (43)
2.       Santa Catarina de Sena de Kavala,(44)
3.       Santa Gertrudes de Ngule,(45)
4.       S. Vicente de Paulo de Nakuka ( 46),
5.       S. Tiago de Riane, (47)
6.       Cristo Rei de Niuela, (48)
7.       Santa Catarina de Polonia de Natxaka (49)
8.       Santa Clara de Namikonia. (50)
Os confirmados hoje foram 114
 
03.08.205.
O dia de hoje foi dedicado, na parte da manhã, a descanso e, na parte da tarde, ao encontro pessoal do Bispo com o Pároco e, posteriormente a uma reunião com toda a Equipa Missionária.
04.08.2015:
 
Concentração em Konani.
ZONA DE KONANI
Comunidades:
1.       N. S. de Fátima de Konani, (51)
2.       S. Carlos Lwanga de Mwalamuritxa (52),
3.       S. Isabel de Mwekati, (53)
4.       S. Beatriz de Misula (54)
5.       S. Miguel de Kwarame; (55)
ZONA DE KONE
Comunidades:
1.       S. Carlos Lwanga de Kone, (56)
2.       Santos Cosme e Damiãos de Likonya, (57)
3.       S. Maria Goretti de Lopes,(58)
4.       S. Martinho de Matxivini, (59)
5.       S. Francisco de Mitithini,(60)
6.       S. Felicidade de Nihape. (61)
Hoje as confirmações foram 48.        
 
05.08.2015.
Hoje a concentração foi na comunidade de Natxere
ZONA DE MWAKOMUHANO
Comunidades:
1.       S. Teresa do Menino Jesus de Ekole, (62)
2.       S. Bonifácio de Kutxikutxi,(63)
3.       S. Ambrósio de Mwakomuhano, (64)
4.       S. Gregório de Naretxi, (65)
5.       S. João Baptista de Natxere, (66)
6.       S. Cornélio de Mutxi (67)
7.       S. Kizito de Namipawa (68);
Estas comunidades foram propostas para pasar a formar parte da Paróquia de N. S. de Fátima, por conveniência geográfica.
Hoje foram crismados 33 cristãos.
Na parte da tarde D. Francisco encontrou-se com o movimento “Ordem Secular Franciscana” de recente fundação na Paróquia.
 
06.08.2015:
Concentração em Mugema/Txilini
ZONA PASTORAL DE MUGEMA
Comunidades:
1.       S. Lúzia de Txilini/ Mugema (69)
2.       S. Coração de Jesus de Namirotxo (70)
3.       S. Tiago de Narisi (71)
4.       S. Inácio de Antioquia deMassini (72)
5.       S. Matias de Namatxia(73)
ZONA DE MOLE
Comunidades:
1.       N. S. da Assunção de Mole (74)
2.       S. Filipe de Kaperula (75)
3.       S. Bernardo de Namikukuni (76)
4.       S. Tomás de Naphutxa (77)
5.       S. Flávia de Napilini (78)
6.       S. Tomé de Nikotxeni (79)
7.       S. Lucas de Mutxiliwa (80)
 
ZONA DE NIWASI
Comunidades:
1.       S. António de Niwasi 81)
2.       S. João Crisóstomo de Munena (82)
3.       S. André de Nathulo (83)
4.       S. Jerónimo de Muriria 84)
5.       S. João da Cruz de Napala (85)
6.       S. Pedro Claver de Namithete (86)
7.       S. Norberto de Namilepe (87)
O confirmados hoje foram 87 (88)
 
07.08.2015.
Concentração na Comunidade de Malapa
ZONA DE MALAPA
Comunidades:
1.       S. Brígida de Malapa (89)
2.       S. Bartolomeu de Ntxokolomo (90)
3.       S. Cecília de Eyope (91)
4.       S. Francisco de Assis de Julião (92)
5.       S. João Apóstolo de Nathari (93)
ZONA DE MAKUTXINI
Comunidades:
1.       S. Simão de Makutxini (94)
2.       S. Teresa de Vihiua (95)
3.       S. Estêvão de Yapa (96)
4.       S.Pedro de Eleve (97)
 
Os confirmados hoje foram 59.
 
No fim da tarde o Bispo reuniu com os Noviços do Noviciado dos Dehonianos, formado por quatro noviços, um angolano e três moçambicanos.
                                                                         
08.08.2015.
Dom Francisco reuniu com o Conselho Pastoral com a participação de 27 Coordenadores dos 6 Centros Pastorais e das 18 Zonas Pastorais em representação das 106 comunidades que integram a Paróquia. Foi lido o Relatório das actividades pastorais correspondente aos dois últimos anos 2012 - 2013. Em diálogo aberto foram apresentados diversos problemas sobre a vida s comunidades, agentes da pastoral, estruturas, formação, catequese, situações familiares (divórcios, separações, uniões matrimonias irregulares), a problemática juvenil (droga, casamentos prematuros, gravidezes precoces, desistência escolar), renovação e formação dos que exercem os vários ministérios, a falta de padres e irmãs residentes permanentes na sede paroquial, contribuição diocesana (“partilha diocesana de bens”), reabilitação dos edifícios da sede da Paróquia e o projecto do abastecimento de água.
Também foram apresentados ao Bispo mais dois relatórios, um dos Coordenadores dos Centros e outro do Centro Pastoral de Etapúre.
 
 
09.08.2015.
Concentração na sede Paroquial, Nauela.
ZONA DE NAUELA
Comunidades:
1.       Sagrado Coração de jesus de Nauela-Sede (98)
2.       S. Justino de Kampu (99)
3.       S. Agostinho de Namukope (100)
4.       S. Maria Mã de Deus de Niapa (101)
5.       S. Adriano de Marelene (102)
ZONA DE HERCULANO
Comunidades:
1.       Cristo Rei de Herculano (103)
2.       S. Bernardo de Nikuso (104)
3.       N. S. do Rosário de Milevane (105)
4.       S. Mónica do Caracol (106)
Total de confirmados hoje: 142.
Total de confirmados na Paróquia durante esta Visita Pastoral. 667.
    
D. Francisco visitou a Secretária Paroquial e assinou nos respectivos livros paroquias, nomeadamente no Livro de assentos dos Baptismos, do Crisma e do Casamento.
Visitou as obras de reabilitação das antigas casa do catequistado que vão servir como Lar Estudiantil. Ate ao momento já foram reabilitadas cinco casas.

 

   

Pág. 1 de 64