Erro
  • XML Parsing Error at 1:369. Error 9: Invalid character

IRMÃS MISSIONÁRIAS DE ACÇÃO PAROQUIAL: NOVA CONGREGAÇÃO RELIGIOSA NA DIOCESE DE GURÚÈ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
26Jun2016
| Escrito por Assis

 

Na tarde do passado dia 23 de Junho, chegaram a Gurúè as Irmãs Missionárias de Acção Paroquial para abrir uma comunidade na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, no Distrito de Pebane.

Se trata das seguintes Irmãs:

Irmã  Júlia Cuadrado de António, natural da Espanha;

Irmã Fátima do Rosário Santos, natural do Brasil;

Irmã Inês Angelina, natural da Angola.

Vinham acompanhadas pela Irmã Helena Maria e pela Irmã Maria do Carmo, membros do Governo Geral da referida Congregação, para as acompanhar na abertura desta comunidade na diocese de Gurúè.

As Irmãs Missionárias de Acção Pastoral foram fundadas  na Espanha e 07.03.1942 por D. Luciano Peres Platero, Bispo de Segóvia, e pela Irmã Genoveva Cuadrado.

O carisma da Congregação é "Vitalizar a acção evangelizadora nas paróquias, despertado e formando lideranças.

Tem como mística: "Cristo, o enviado do Pai, que se encarnou para que todos tenham vida.

IRMAS, SEJAM BEM.VINDAS A ESTA IGREJA LOCAL DE GURÚÈ

"Para consolar a todos los que lloran" Is 61
 

CURSO NACIONAL DE FORMADORES DOS SEMINÁRIOS E PROMOTORES VOCACIONAIS DIOCESANOS

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
21Jun2016
| Escrito por Assis

 

De 21 de Junho a 3 de Julho do corrente ano, na Casa Diocesana de Gurúè esta-se realizando o Curso nacional de Formação Permanente dos Formadores e Promotores Vocacionais Diocesanos, organizado pela Comissão Episcopal de Seminários e Vocações. com o seguinte Programa

20.06.16: Chegadas.

21-22.16. Reunião dos Reitores dos Seminários Diocesanos.

23-24.16: Retiro espiritual, orientado pelo Pe. Fernando Domingues, comboniano, Director da Pontifícia Obra de S. Pedro Apostolo, Roma.

25.08.16: Feriado Nacional. Visita aos lugares históricos e celebração no Seminário de S. José, em Invinha.

26.06.16. Solene concelebração na Sé Catedral do Gurúè, presidida por D. Francisco Lerma Martinez, Bispo de Gurúè e Presidente da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações.

27.06 - 02.07. Curso de Formação Permanente

03.07.16: Celebração da Eucaristia nas Paróquias para promoção vocacional.

04.07.16. Saídas.


Participam no Curso os Reitores e Formadores dos Seminários e os Promotores Vocacionais.

e os Promotores Vocacionais das Dioceses de Moçambique.

1. Seminário Teológico S. Pio X de Maputo.

2. Seminário Filosófico S. Agostinho da Matola.

3. Seminário Filosófico S. Carlos Lwanga de Nampula.

4. Seminário Propedeutico Cristo Rei da Matola.

5. Seminário Propedeutico S. Teresinha de Xai-Xai.

6. Seminário Propedeutico S. Lucas de Inhambane.

7. Seminário Propedeutico Bom Pastor da Beira.

8. Seminário Propedeutico S. Carlos Lwanga de Chimoio.

9. Seminário Propedeutico S. Agostinho de Quelimane.

10. Seminário Propedeutico S. José de Gurúè.

11. Seminário Propedeutico Mater Apostolorum de Nampula.

12. Seminário Propedeutico S. Francisco Xavier de Nacala.

13. Seminário Propedeutico S. Paulo de Pemba.

Oradores:

1. Pe. Fernando Domingues, mccj, Secretário Geral da Pontifícia Obra S. Pedro Apóstolo. Roma: "Identidade e serviços dos Sacerdotes na Igreja"

2. Pe. Marcos Campos Amélia Mubango, Reitor do Seminário Teológico Interdiocesano S. Pio X de Maputo: "50 Anos do Concílio Vaticano II e a Formação sacerdotal".

.

3. Irmã Felicidade Maria de Lurdes, Missionária da Consolata e Docente na Escola dos Formadores  da CIRMO (Conferência dos Institutos Religiosos de Moçambique): "Psicologia e discernimento Vocacional: Integração psico-afectiva".

4. Comissão Episcopal de Seminários e Vocações - E Promotores Vocacionais Diocesanos: "Dinâmica. Pastoral Vocacional nas Comunidades cristãs das nossa dioceses - Partilha dos relatórios vocacionais diocesanos".

   

ANÚNCIO DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO JOÃO TARUA

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
16Jun2016
Actualizado em 16 Junho 2016 | Escrito por Assis
ANÚNCIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO JÕAO ERNESTO TARUA . Caríssimos Diocesanos: “Anunciarão a minha glória às nações” (Is 66,19). Caríssimos Diocesanos. Depois de ter concluído os estudos eclesiásticos de Filosofia e Teologia de preparação ao sacerdócio, nos Seminários de S. Agostinho da Matola e de S. Pio X de Maputo; de ter sido ordenado diácono na Catedral de Gurúè, aos 27.12.2015; e de ter feito o estágio pastoral na Paróquia S. Paulo Apóstolo de Naburi, o Diácono JOÃO ERNESTO TARUA pediu livremente e com firme vontade para seres ordenado presbítero Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase final de preparação para o sacerdócio e, como de preceito, os Consultores Diocesanos. Ao mesmo tempo, por meio de uma Carta a todos os fiéis da Diocese no mês de Maio último, pedi o parecer do Povo de Deus. Concluído favoravelmente este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ordenação sacerdotal, com a graça do Espírito Santo, invocando a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, nosso padroeiro, comunico-vos a grande alegria que o DIÁCONO JOÃO ERNESTO TARUA FOI ADMITIDO À ORDEM DOS PRESBÍTEROS. Demos graças a Deus! Peço a todos os fiéis que acompanhem com a oração e o encorajamento fraterno e amigo o Diácono João Tarua na preparação próxima da sua ordenação sacerdotal. Todos somos convidados para acompanha-lo na solene Celebração da Eucaristia e da Ordenação Presbiteral no dia 21 de Agosto do corrente ano na Igreja Paroquial e Santuário de N. S. Rainha do Mundo de Malua (Alto Molócue). A nossa Diocese, a Igreja em Moçambique e a Igreja Universal, enriquecem-se com mais um filho que responde afirmativamente à chamada de Deus para ser sacerdote do seu Povo. Saúdo-vos em Cristo Jesus, Bom Pastor e Sumo Sacerdote da Nova Aliança Casa Diocesana. Gurúè, aos 15 de Junho de 2016. + Francisco Lerma Martínez Bispo de Gurúè
 

5º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. TERESINHA DE ILE. FORTE APELO DE D. FRANCISCO Á PAZ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
12Jun2016
Actualizado em 12 Junho 2016 | Escrito por Assis

 

 

5º DIA DA VISITA PASTORAL À PARÓQUIA S. TERESINHA DE ILE. FORTE APELO DE D. FRANCISCO À PAZ NO ÚLTIMO DIA DA VISITA: A VIGÊNCIA DO 5º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS: “NÃO MATARÁS”.

12.06.2016.

Os Cristãos e mais outras pessoas de boa vontade, junto com as autoridades civis, concentraram-se na sede da Paróquia na vila de Errego, para participarem no último dia da Visita Pastoral de D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè. Nesta visita o Bispo fez-se acompanhar pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria Diocesana e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral. Na ausência do Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, o Pe. Agostinho exerce as suas funções.

É de destacar a presença dos grupos corais juvenis das Paróquias de S. Tiago Maior de Namarrói; de N. S. de Fátima de Muliquela; de N. S. de Lurdes de Mulevala; da Capelania de Santa Mria de Muhogole; da Capelania Beata Anaurite de Mugulama além do grupo juvenil da Paróquia de S. Teresinha. Vieram para a sessão de apuramento do grupo finalista desta Região Pastoral Diocesana (Reião Centro A) no Concurso do canto Religioso de Jornada Mundial da Juventude.

Nesta concentração estiveram presentes duas Zonas Pastorais: Aa Zona Pastoral da Sede e a Zona Pastoral de Nigula.

A ZONA PASTORAL DA SEDE, ao se tratar de uma zona urbana, adoptou a fórmula dos núcleos. Assim está formada por 14 Núcleos: S. Maria; S. Isabel; N.S. de Fátima; S. Perpétua; S. Lourenço; S. Maria Mãe de Jesus; S. Arcanjo; S. José; S. Maria Madalena; N. S. do Rosário; S. António; S. João; S. Pedro; S. Miguel. Os crismados nesta zona foram 64.

A ZONA PASTORAL DE NIGULA está formada pelas seguintes comunidades: Nigula; Pathxilua; Takaniwe; Impulua; Murrimune; Mukanye; Namalakua; e Insiliko.

Os crismados pertencentes a esta Zona foram 83.

Conforme o programa anteriormente estabelecido, às 08.00H. comeram as várias actividades da jornada: Acolhimento; Oração da manha orientada pelo próprio Bispo; saudação do Bispo às autoridades e demais convidados; apresentação dos Conselheiros do Centro Pastoral, dos Coordenadores e demais responsáveis das Zonas Pastorais; dos Animadores dos Ministéirios das Comunidades e dos responsáveis dos Núcleos.

Foi lida a Mensagem do Centro Pastoral com especial enfases na situação político-militar desta área geográfico do Distrito e das actividades pastorais no seu conjunto.

A seguir, o Pe. Agostinho Vasconcelos apresentou as actividades diocesanas de preparação da Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente, a formação e catequese dos jovens sobre a Mensagem do Papa Francisco, a Peregrinação Diocesana da Cruz , o Concurso do Canto Religioso e a Celebração e Peregrinação Diocesana dos Jovens ao Santuário de N. S. Rainha do Mundo de Malua (Alto Molócue), nos dias 30 e 31 do próximo mês de Julho.

Seguiu-se a Catequese do Bispo que explicou qual deve ser a aitude dos cristãos na situação político-militar que estamos viver no Pais, servindo-se dos últimos Documentos da Conferência Episcopal de Moçambique sobre este tema. Explicou também o que a Igreja está a fazer neste momento e a disponibilidade para tudo o que lhe for possível e lhe for pedido pelas máximas autoridades do Pais e da Oposição.

Mas a Paz no se consegue apenas com tratados ou acordos entre os grandes da Nação. Pelo que lembrou aos presentes que cada um é também responsável pela solução desta situação dramática em que se encontra o País. Cada um no seu lar, no seu lugar de trabalho e na vida social deve ser construtores de paz, através do cumprimento dos seus deveres como pessoa integra, e como cristão fiel aos mandamentos de Deus, especialmente ao 5º Mandamento da Lei de Deus: “Não Matarás”. A Paz verdadeira exige reconciliação entre os irmãos e não liquidar ao próprio irmão. A Vida não nos pertence. A ninguém é permitido matar ao seu irmão. Somos todos filhos do mesmo Deus e da mesma terra.

D. Francisco concluiu que a paz é também um dom de Deus, que devemos pedir diariamente a Deus que nos dê a sua Paz..

Depois da Catequese, D.Francisco presidiu à Celebração da Eucaristia e do Sacramento da Confirmação, concelebrada pelos Padres Agostinho Vasconcelos, Pe. Luis Muhilonge , Pároco da Paróquia S. Teresinha de ILE e Pe. Niveremo, Pároco da Paróquia S. Tiago Maior de Namarrói.

Depois da celebração houve um momento de convívio de confraternização.

 

   

Pág. 1 de 78