Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (2)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
20Out2014
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (2)

Pe. Rony, Pároco, e D. Francisco saudando os cristãos à chegada à comunidade de Teníua

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA (Continuação 2)

20.10.2014. Segunda Feira.

Concentração na comunidade de TENÍUA.

Hoje as Zonas Pastorais de Teníua com seis comunidades, e a Zona Pastoral de Nrule, com sete comunidades, concentraram-se na comunidade de Teníua, na nárea da localidade de Pury.
O Pe Francisco Cunlela durante a catequese antes da celebração

ZONA PASTORAL DE TENÍUA. Comunidades cristãs: S. Pedro de Teniua; S. Paulo de Merotxoni; S. Lucas de Mulapuele; S. Estêvão de Nanyipi; S. José de Mirapane; e Santa Maria de Metxopini.

ZONA PASTORAL DE NRULE. Comunidades cristãs: Imaculada Conceição de Nrule; S. Paulo de Navere; S. José de Nampossa; Santa Maria Mãe de Deus de Nahako; Namikoya; Santa Cruz de Namikay; e S. João de Deus de Muanolemua.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, falou sobre a vivência e exigências de ser cristão. D. Francisco pela sua vez, falou sobre a unidade e comunhão da comunidade e sobre a responsabilidade de cada cristão e catecúmeno nos diversos ministérios e trabalhos necessários na vida das comunidades.

Na sua homilia, D. Francisco falou sobre o Dia Mundial das Missões: cada baptizado pela sua natureza é missionário. Necessidade e urgência do anuncio do Evangelho na nossa Diocese e em todo o mundo; a necessidade de orar pelas vocações missionárias no nosso seio.
A Capela de Teníua

Os cristãos confirmados na celebração de hoje foram 60.

As Igrejas Evangélicas e confissões religiosas presentes nesta área geográfica da Diocese são as seguintes: União Baptista Universal; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Evangélica de Cristo; União na Colheita; Testemunhas de Jeová; Assembleia de Deus; e Comunidade Muçulmana.

 

 

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA.GILÉ -1-

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
19Out2014
| Escrito por Assis

 

Domingo, 19 de Outubro de 2014


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO.MONEIA (GILÉ)        

De 19 a 22 de Outubro do corrente ano, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, está a realizar a sua 3ª Visita Pastoral à Paróqua de N. S. da Anunciação, no Posto Administrativo de Moneia, Distrito de Gilé.

A Paróquia (antiga Missão de Gilé) foi fundada em 25 de Março de 1956, por D. Francisco Nunes Teixeira, Bispo de Quelimane, Diocese à qual pertencia a actual Diocese de Gurúè.

Desde a sua criação trabalharam nesta Missão os Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) e as Irmãs Religiosas do Amor de Deus. Com as nacionalizações, as comunidades foram assistidas desde a sede do Distrito de Gilé. Com a nova restruturação da Diocese, em 2012 criou-se a nova Paróquia de Santa Josefina Bakhita, com sede em Gilé e reabriu-se a antiga Missão hoje Paróquia de N. S. da Anunciação sob os cuidados pastorais dos Mssionários Claretianos, sendo seu Pároco actual o Pe. Rony Sebastian Mauriyakupwayil, cmf.

A Paróquia conta com 8 Zonas Pastorais e 55 comunidades cristãs.

Durante a Visita Pastoral o Bispo segue o programa previamente preparado pelo Conselho Pastoral Paroquial, com quatro concentrações, encontros com as comunidades e com os grupos juvenis, catequese sobre o Plano Diocesano de Pastoral e encontros de trabalho com o Conselho Pastoral Paroquial e com a Comissão Paroquial para os Assuntos Económicos.

Os edifícios da antiga Missão (Igreja paroquial, casa dos Padres e das Irmãs, e mais outras estruturas físicas) estão a ser reabilitados lentamente, segundo as possibilidades que temos ao nosso alcance.

19.10.2014. Domingo Mundial da Missões. Encerramento do Sínodo Extraordinário sobre a Família. Beatificação do Papa Paulo VI. !º Dia da Visita.

Hoje concentraram-se na sede da Paróquia, em Moneia, as comunidades de duas Zonas Pastorais:  

ZONA ASTORAL PASTORAL DE MONEIA. Comunidades cristas: S. Luís Gonzaga de Namipaua; S. Coração de Jesus de Kapani; Santa Maia Mãe de Deus de Mapoione; S. Pedro Claver de Mirela; S. Coração de Jesus de Nahota; N. S. da Anunciação de Moneia; e S. Luzia de Mahelatxo.

ZONA PASTORAL DE MANA. Comunidades cristãs: S. Paulo de Mana; S. José de Miresse; S. Maria Madalena de Nahôa; S. Paulo de Napila; Menino Jesus de Makula; S. Pedr de Wawa; S. Tiago de Mutxora; Santa Maria de Nihanyaka; e S. José de Muelahipa.

Os confirmados hoje foram 99 cristãos.

Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica:

União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique; Visão Mundial; Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; Igreja Nova Apostólica; Igreja Emanuel; Igreja Paz de Cristo; Assembleia de Deus Africana; Igreja dos 12 Apóstolos; Igreja Reino de Deus; e Comunidade Muçulmana.

 

 

   

MOÇAMBIQUE HOJE 15.10.14 VAI VOTAR: Eleições presidenciais e parlamentares

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
15Out2014
| Escrito por Assis: da Agencia SAPO.mz

 

Bandeira Moçambique

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. PEDRO CLAVER. MUIANE (Continuação 6)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
14Out2014
Actualizado em 14 Outubro 2014 | Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL A MUIANE 2014.6

D. Fraancisco acompanhado pelo Pe. Janivaldo Alves, Pároco, e pelos delegados dos Movimentos Apostólicos de Santa Isabel e da Legião de Maria, à chegada ao lugar da celebração.

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. PEDRO CLAVER. MUIANE (Continuação 6)

12.10.14. Domingo

Hoje, último dia da Visita Pastoral, a concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade de ingela, sede da Paróquia.

ZONA PASTORAL MWANAMALUA. Comunidades cristãs: S. Teresinha de Mwanamalua; S. Paulo de Tampuela; S. Pedro Claver de Ingela; Santa Cecília de Nivale; S. Rafael de Katxamiha; S. José Operário de Nanito; S. Luís Gonzaga de (CC.) de Xiluane.

O Pe. Francisco Cunlela,Vigário Geral, dirigindo-se à comunidade reunida para a celebração

ZONA PASTORAL SÃO JOÃO PAULO II. Comunidades cristãs: Arcanjo S. Gabriel de Napote; Maua; S. José de Mutepe; e CC S. Carlos Lwanga de Mwela.

Os cristãos confirmados hoje foram 63.

As Igreja evangélicas presentes nesta área geográfica e outras confissões religiosas são: União Baptista; 12 Apóstolos; Assembleia de Deus; Igreja de Cristo em Moçambique; 12 Apóstolos de África; Sioni e Muçulmanos.

   

Pág. 1 de 52