Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

VISITA PASTORAL A PARÓQUIA N. S. RAINHA DOS MÁRTIRES. MUTHALA.- MOLÓCUE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
23Jul2014
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DOS MÁRTIRES. MUTHALA. ALTO MOLÓCUE


Concentração na Comunidade de Naputxa
 

DE 18 a 22 de Julho de 2014, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de N. S Rainha dos Mártires. no Posto Administrativo de Muthala, no Distrito deAlto Molócue,

A Paróquia, criada em 2012, desmembrada da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malua –Alto MOlócue, está sob os cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos): O Pároco actual é Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ. Com a colaboração da Comunidade Dehoniana do Centro Juvenil “Leon Dehon”, do Alto Molócue – Sede.

A Paroquia está formada por três Centros Pastorais, 13 Zonas Pastorais e 62 comunidades.

As Igrejas cristãs evangélicas mais importantes presentes na área da Paróquia são nomeadamente: Igreja União Baptista de Moçambique; Igreja de Cristo em Moçambique, Assembleia de Deus e Igreja dos Velhos Apóstolos.

Na tarde do dia 18.07.14, o Bispo foi recebido pelos representantes dos Movimentos apostólicos existentes na Paróquia, nomeadamente Legião de Maria, Ordem Franciscana Secular, Família do Sagrado Coração de Jesus.

Durante a Visita Pastoral o Bispo dedicou a primeira arte de cada encontro para inteirar-se pormenorizadamente de da organização das pequenas comunidades e de cada um dos ministérios nelas exercidos. Logo a seguir e a partir dos problemas que lhe foram apresentados nas mensagens, apresentou as conclusões da VI Assembleia Diocesana de Pastoral e o Plano Pastoral Trimestral.

O Vigário Geral, antes da celebração litúrgica, dirigiu-se especialmente aos jovens.

No dia 19.07.14, a concentração para a Celebração foi na comunidade de NAPUTXA, com a participação das Zonas e comunidades seguintes:
ZONA PASTORAL DE NARILO. Comunidades: S, Bartolomeu de Narilo; N.S. de Fátima de Erilako; e Namakura.

ZONA PASTORAL DE MUELAMAHI. Comunidades de S. Pedro de Muelamahi; S. Miguel de Welela; Napipini; e Murapokwa.

ZONA PASTORAL DE NAMARELA. Comunidades de S. Carlos Lwanga de Namarela; S. José de Naputxa; S. António de Makutxini.

Os crismados nesta data foram 79.

D. Francisco é recebido pela  comunidade de Avukula
 
No dia 20.07.14, a concentração foi na comunidade de AVUKULA.

ZONA PASTORAL DE NAKWITA. Comunidades: S. Pedro de Ntxoni; S. Francisco de Assis de Muriko; S. Teresinha de Nampawa; S. André de Katxheni; e Nakwita.

ZONA PASTORAL DE NAHIHAVA. Comunidades de S. Maria Madalena de Piloni; S. José de Avukula; S Tiago de Mutxhokora; Naphulupo; e S. Estêvao de Nahihava.

ZONA PASTORAL DE WAHITOKO. Comunidades de S. Lúcia de Namuthapwe; N. S. de Fátima de Nanihoka; N. S. do Perpétuo Scorro de Mithale; e S. Cipriano de Wahitoko.

ZONA PASTORAL DE NIMWENE. Comunidades de N. S. de Fátima de Naholosa; S. Pedro de Mikhaini; S. Coração de Jesus de Ritxhani; S. Tiago de Nimwene.

ZONA PASTORAL DE NAPALASSE. Comunidades de S. Tiago de Enore; S. Felicidade de Ntxapelane; N. S. do Rosário de 164.

A chegada à comunidade de Muthala, sede da Paróquia

No dia 2107.14, a concentração foi na comunidade de MUTHALA, sede provisória da Paróquia.

ZONA PASTORAL DE MUHIRO. Comunidades de N. S. da Conceição de Konko; S. Felicidade de Muhiro; S. Lucas de Parainene; S. Paulo de Nasupi; S. Francisco de Namulemane; Bom Pastor de Txhajani; e Santa Maria de Moneia.

ZONA PASTORAL DE NAPHALAVI. Comunidade de S. Ana de Naphalavi; S. Teresa de Txawà; Santa Maria de Mutelele; S. Paulo de Muthala; S. Mónica de Nakhuwo; S. Na de Yakapha.

ZONA PASTORAL DE LISSI. Comunidades de S. Mateus de Lissi; S. Lucas de Naha; S. Teresinha de Namahala; S. Cecília de Nakarnasi; e Masuela.

ZONA PASTORAL DE MALOLA. Comunidades de S. Pedro de Malolo; S. Maria Madalena de Hapuwa; Njazima; S. João Baptista de Naphiro; S. Tiago de Yapa; e S. António de Nahila.

Os crismados hoje foram 134.

Na parte da tarde, o Bispo reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Económico.

D. Francisco recebe as ofertas da comunidade
 
No dia 22.07.14. D. Francisco visitou a Comunidade do Mosteiro da Associação da Pequena Família da Ressurreição do Monte Rurupi. Encontrou-se com o Irmão Tomas e o jovem aspirante Jaime. Com eles D. Francisco celebrou a Hora Sexta da Liturgia das Horas e visitou as obras do novo Mosteiro no cimo das montanhas.

As comunidades da ZONA PASTORAL de NTEPA concentraram-se no dia 23.07.14, na Comunidade de Turua da vizinha Paróquia de N. S. Rainha da Paz, para a celebração da Confirmação. Foram as seguintes comunidades: Naulha; Nakukulo; Karuma; Ekunula e Ntepha.
Os confirmados desta Zona Pastoral foram 33.

 

 

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
20Jul2014
| Escrito por Assis

 

Gurúè, 19 de Julho de 2014.

Assunto: “Assembleia diocesana da Juventude”

Caríssimos cristãos e catecúmenos:

Aproximam-se os dias da realização da Assembleia Diocesana da Juventude. Concretamente de 19 a 22 do próximo mês de Agosto, os delegados dos grupos juvenis das Paróquias e Capelanias da Diocese estarão reunidos na Casa Diocesana, no Gurúè, para reflectirem sobre a problemática que a juventude está a viver no momento presente e encontrarem nova luz e força na sua caminhada rumo au futuro. Eles são a força renovadora da nossa Igreja e da sociedade.

Sede vós, jovens, que recolhendo o melhor do exemplo e dos ensinamentos dos vossos pais e mestres, ides constituir a sociedade de amanhã.

A Diocese durante os últimos anos e desde a anterior Assembleias Diocesana da Juventude (Milevane 2008), tem estado a trabalhar para consolidar a Igreja local no nosso meio, em ordem a melhor responder cada um segundo a sua condição (crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos, sacerdotes, religiosas e religiosos e leigos) à chamada do Senhor, Cristo eternamente jovem.

Confio em que esta Assembleia seja para vós, os jovens, especialmente para vós, uma luz que iluminará o vosso futuro e uma força que vos ajudará a caminhar com novas energias.

Espero que reafirmeis a vossa fé na vida e no que dá sentido a vida: Fé em Cristo, como mestre e modelo e companheiro na vossa caminhada. Alargai os vossos corações e escutai os gritos dos que mais sofrem e pôr corajosamente as vossa energias juvenis ao serviço dos grandes ideais: recusai a violência e o ódio que geram as guerras; sede generosos e construir um mundo melhor, mais justo, verdadeiro, livre e fraterno.

Peço a todas as Paróquias e Capelanias e às Comunidades Religiosas que, em espírito de partilha de bens espirituais e materiais, colaborem concretamente no bom êxito desta Assembleia Juvenil:

·         Em primeiro lugar, acompanhem com pensamento, com a oração e com tudo o que lhe for pedido na preparação, organização e realização das actividades necessárias;

·         Em segundo lugar, colaborem também com a ajuda económica (em dinheiro ou em géneros alimentícios (milho, arroz, verduras…) e animais (galinhas, cabritos, peixe seco).

Em nome de Cristo, o Homem da verdade e do amor, humilde e sábio, companheiro e amigo dos homens, vos saúdo e abençoo.

O vosso Bispo

+ Francisco

 

domingo, 6 de Julho de 2014

ADMISSÃO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO SANTOS VÍCTOR


COMUNICADO DO SR. BISPO

ADMISSÃO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO SANTOS VÍCTOR
´Diácono Santos Víctor

Caríssimos Diocesanos: “Anunciarão a minha glória às nações” (Is 66,19).

Depois de ter concluído o curriculum eclesiástico de preparação ao sacerdócio estabelecido pelas leis da Igreja nos Seminários de S. Agostinho da Matola e de S. Pio X de Maputo, de ter sido ordenado diácono em 15.12.2013, com o correspondente tempo de experiência pastoral, na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, Distrito de Pebane, o Diácono SANTOS VÍCTOR, pediu livremente e com firme vontade para sere ordenado sacerdote.

Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase final de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese no mês de Maio último, pedi o parecer do Povo de Deus; consultei como de preceito o Conselho Presbiteral e o Colégio dos Consultores.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ordenação sacerdotal, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, pastor das nossas almas, invocando a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, comunico a toda a nossa Diocese que o DIÁCONO SANTOS VÍCTOR É ADMITIDO À ORDEM DOS PRESBÍTEROS. Demos graças a Deus!

Á ordenação presbiteral terá lugar na Igreja Paroquial de S. José de Lioma, no da 31 de Agosto do corrente ano de 2014.

A nossa Diocese, a Igreja em Moçambique e em todo o mundo, enriquece-se com mais um filho que responde afirmativamente à chamada de Deus para ser sacerdote do seu Povo.

Peço a todos os cristãos e catecúmenos que acompanhem com a oração e o encorajamento fraterno e amigo o Diácono Santos na preparação próxima da sua iminente ordenação. Todos somos convidados para acompanha-lo na solene Celebração da Eucaristia e da Ordenação Presbiteral no referido dia 31 de Agosto na Paróquia de Lioma.

Demos graças à Santíssima Trindade

Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom e Supremo da Igreja

Gurúè, aos 22 de Junho de 2014,

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

 

 

   

AMISSAO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO SANTOS VÍCTOR

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
06Jul2014
| Escrito por Assis

 

ADMISSÃO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO SANTOS VÍCTOR


COMUNICADO DO SR. BISPO

ADMISSÃO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO SANTOS VÍCTOR
´Diácono Santos Víctor

Caríssimos Diocesanos: “Anunciarão a minha glória às nações” (Is 66,19).

Depois de ter concluído o curriculum eclesiástico de preparação ao sacerdócio estabelecido pelas leis da Igreja nos Seminários de S. Agostinho da Matola e de S. Pio X de Maputo, de ter sido ordenado diácono em 15.12.2013, com o correspondente tempo de experiência pastoral, na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, Distrito de Pebane, o Diácono SANTOS VÍCTOR, pediu livremente e com firme vontade para sere ordenado sacerdote.

Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase final de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese no mês de Maio último, pedi o parecer do Povo de Deus; consultei como de preceito o Conselho Presbiteral e o Colégio dos Consultores.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ordenação sacerdotal, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, pastor das nossas almas, invocando a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, comunico a toda a nossa Diocese que o DIÁCONO SANTOS VÍCTOR É ADMITIDO À ORDEM DOS PRESBÍTEROS. Demos graças a Deus!

Á ordenação presbiteral terá lugar na Igreja Paroquial de S. José de Lioma, no da 31 de Agosto do corrente ano de 2014.

A nossa Diocese, a Igreja em Moçambique e em todo o mundo, enriquece-se com mais um filho que responde afirmativamente à chamada de Deus para ser sacerdote do seu Povo.

Peço a todos os cristãos e catecúmenos que acompanhem com a oração e o encorajamento fraterno e amigo o Diácono Santos na preparação próxima da sua iminente ordenação. Todos somos convidados para acompanha-lo na solene Celebração da Eucaristia e da Ordenação Presbiteral no referido dia 31 de Agosto na Paróquia de Lioma.

Demos graças à Santíssima Trindade

Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom e Supremo da Igreja

Gurúè, aos 22 de Junho de 2014,

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

 

 
 

ANUÁRIO DIOCESANO 2014

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
27Jun2014
| Escrito por Assis

 

 

DIOCESE DE GURÚÈ

 

 

ANUÁRIO DIOCESANO

ANO 2014

 

 

 

 

 

 

 

SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO

Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires (Argentina), aos 17.12.1936.

Ordenação presbiteral em 13.12.1969. Sagração episcopal em 20.05.1992.

Eleito Papa em 13.03.2013.

Início do seu ministério papal em 17.03.2013.

 

NUNCIATURA APOSTÓLICA

Núncio Apostólico: Dom António Arcari

Secretário: Mons. Josep LLluís Serrano.

Av. Kwame Nkrumah, 224.C. P. 27 38

Tel: 21 49.11.44; Fax: 21 49 22 17.

E-mail: namoz.secret@tvcabo.com

MAPUTO

 

IMBISA

Associação Inter-regional dos Bispos da África Austral (Interregional Meeting of Bishops of Southern Africa).

Membros: Conferências Episcopais de Angola/São Tomé e Príncipe, África do Sul, Botswana, Lesotho, Moçambique, Namíbia, Suazilândia e Zimbabwe.

Presidente: D. Frank Nubuasah, Arcebispo de Francis Town, Botswana.

Vice-Presidente: D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai,Moçambique

Secretariado Geral: D. Robert Ndlovu, Arcebispo Harare.

IMBISACentre. 88 Broadlands Road.

P. 0.Box EH 99 Emerald Hill.

Avondale.HARARE (ZIMBABWE).

Telef.: 00263.4.336775/336908; Fax: 00 263 4 33 69 09

E-mail: rmenatsi@gmail.com">rmenatsi@gmail.com / menatsi@imbisa.com">menatsi@imbisa.com

Webrite: www.imbisa.org

 

SECAM

Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (Symposium of Epsicopal Conference of Africa and Madagascar).

Membros: Todas as Conferências Episcopais de África e Madagáscar

Presidente: Cardeal Polycarp Pengo, Arcebispo de Dar-es-Salam(Tanzânia)

Secretariado Geral. P. O. Box Ka9156, Airport – ACCRA (GHANA)

Telef. 00 233 302 77 88 67; Fax: 00 233 302 77 25 48

E-mail: secamsec@4u.com.gh">secamsec@4u.com.gh     secamsec@yahoo.com">secamsec@yahoo.com

 

CONFERÊNCIA EPISCOPAL DE MOÇAMBIQUE (CEM)

 

Presidente: D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai.

Vice-Presidente: D. Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo.

Secretário: D. João Carlos Hatoa Nunes, Bispo Auxiliar de Maputo.

 

Director do Secretariado Geral da CEM:

P. Elpídio Parruque.

Av. Paulo Samuel Kankhomba, 188, 1º.

C. P. 286

MAPUTO

Tel. 21 49 07 66; Fax: 21 49 21 74

E-mail: cem2010@hotmail.it">cem2010@hotmail.it

 

 

DIOCESES E BISPOS DE MOÇAMBIQUE

Província Eclesiástica de Maputo

1. Arquidiocese de Maputo:D. Francisco Chimoio, Arcebispo.

* D. João Carlos Hatoa Nunes, Bispo Auxiliar.

2. Diocese de Xai – Xai: D. Lúcio Andrice Muandula.

3. Diocese de Inhambane: D. Adriano Langa.

 

Província Eclesiástica da Beira

4. Arquidiocese de Beira: D. Cláudio Dalla Zuanna, Arcebispo

5. Diocese de Chimoio: D. Francisco João Sílota.

6. Diocese de Tete: D. Inácio Saure.

7. Diocese de Quelimane: D. Hilário da Cruz Massingue

 

Província Eclesiástica de Nampula

8. Arquidiocese de Nampula: D. Tomé Makhweliha, Arcebispo.

9. Diocese de Nacala: D. Germano Grachane.

10. Diocese de Pemba: D. Luiz Fernando Lisboa

11. Lichinga: D. Élio Greselin.

12. Diocese de Gurúè: D. Francisco Lerma Martínez.

 

Bispos Eméritos

1. D. Alexandre J. Maria dos Santos, Cardeal Arcebispo Emérito de Maputo.

2. D. Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo Emérito da Beira

3.D. Januário Machaze Nhangumbe, Bispo Emérito de Pemba.

4. D. Júlio Langa, Bispo Emérito de Xai-Xai.

5. D. Paulo Mandlate, Bispo Emérito de Tete.

6. D. Manuel Chuanguira Machado, Bispo Emérito de Gurúè.

7. D. Ernesto Maguengue- Bispo Emérito de Pemba

 

SEMINÁRIOS NACIONAIS

Seminário Teológico Interdiocesano de S. Pio X

Reitor: Pe. Inácio Lucas, do clero Diocesano de Nacala

C. P. 2375

Av. Kim Il Sung, 802.

MAPUTO

Tel. 21 49 06 52; Fax: 21 49 47 15; E-mail: setipiox@tdm.co.mz">setipiox@tdm.co.mz

 

Seminário Filosófico Interdiocesano de S. Agostinho

Reitor: Pe. Tonito José Francisco Xavier Muananoua, do clero Diocesano de Gurúè

C. P. 56

Av. Santo Amaro, 270.

Telf. 21 780 325; 21 780 545; Fax: 21 780 468

E-mail: sagosemi@tdm.co.mz">sagosemi@tdm.co.mz

MATOLA

 

Sala Anexa do Seminário. Filosófico S. Agostinho em Nampula

Vice-Reitor: Pe. Avelino – do clero Diocesano de Nampula

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Universidade Católica de Moçambique

Reitor: Pe Alberto Ferreira – do Clero Diocesano de Nampula

Rua Marquês de Soveral, 960.C. P. 821- Palmeiras II

BEIRA

Telf. 23 31 1836; Fax: 23 31 15 20

e-mail: reitoria@ucm.ac.mz">reitoria@ucm.ac.mz

 

Instituto Superior «Maria Mãe de África»

Av. Vladimir Lenine, 3621.

C. P. 36 61

MAPUTO

Telf. 21 41 97 72; Fax: 21 41 97 71. E-mail: ismma@intra.co.mz">ismma@intra.co.mz

 

 

DIOCESE DE GURÚÈ

Criada em 6 de Dezembro de 1993

Padroeiro: S. António de Lisboa

Festividade: 13 de Junho

 

Superfície: 42.451 km2

População: 2.101.628 habitantes

Católicos: 682.464

Comunidades: 2.000

Catecúmenos: 13.277

 

Não Católicos:

 

a) De outras religiões cristãs: 602.943

b) De religiões não cristãs: 802.944

 

Endereço: Diocese de Gurúè.

C. P. 116 – Bairro Moneia

Av. da Liberdade s/n°

GURÚÈ (ZAMBÉZIA) MOÇAMBIQUE.

Tel. 00.258 249 10 560

Fax 00. 258 249 10 561

Nuit: 400169470

E-mail:diocesegurue@gmail.com

Blogspot: http://santoantoniogurue.blogspot.com

Site: http: //www.diocesegurue.com/gurue/

 

Rádio Diocesana: FM 94.4

 

 

NOTA HISTÓRICA

Os primeiros contactos do cristianismo com o povo das terras da Zambézia datam do século XVI. Os primeiros missionários foram os Jesuítas que trabalharam em Quelimane e Luabo. Ao longo dos rios Kuácua (Bons Sinais) e Cuama (Zambeze) construíram algumas capelas com material tradicional, como as construções daquele tempo. Foram muitos os missionários que passaram por estas terras a caminho e a regresso do reino do Monomotapa, Sena, Tete a Ilha de Moçambique. Entre eles o P. Gonçalo da Silveira e companheiros, jesuítas, e o Pe. Frei João dos Santos, dominicano.

Era o tempo dos pioneiros da evangelização de Moçambique, tempo das grandes gestas missionárias. A actual Igreja local de Gurúè é fruto da actividade e doação de muitos missionários, missionárias e catequistas, grande parte aqui sepultados, como testemunho da sua entrega total à fé que anunciaram.

O território que hoje forma a Diocese de Gurúè seguiu o seguinte percurso histórico:

A partir de 1563, faz parte da Administração Eclesiástica de Moçambique.

Desde 1612,o território da nossa Diocese depende eclesiasticamente do Vicariato Apostólico de Moçambique Em 1624 já existiam as Missões de Quelimane e Luabo.

A partir de 1783 passa a depender da Prelazia de Moçambique criada nessa data. Em 1892 os jesuítas fundaram a Missão de Coalane e a Missão de Milange. A partir de 1875 também trabalharam nestas terras alguns missionários do Clero Diocesano português e do Colégio das Missões, entre eles o Bispo D. António Barroso, que visitou quase toda a Prelazia entre os anos 1892 a 1895; do Clero diocesano de Goa e dos Verbitas (1910). Em 1933 chegaram as Irmãs de S. José de Cluny; e em 1936 as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

A gesta missionária conheceu incremento notável no período que decorre desde a celebração do Acordo Missionário em 1940 até à Independência do País em 1975. A partir de 1940, as Missões da Zambézia passam a depender da Diocese da Beira. Durante esse período foi Bispo da Beira: D. Sebastião Soares Resende (1943-1967), que deu um grande impulso à evangelização com a planificação e fundação de novas Missões, Seminário, Escolas e Hospitais e convite e convidou novas Congregações missionárias para uma vasta evangelização organizada e activa na vastidão do território. O nascimento das Antigas Missões da Alta Zambézia pertence a essa época: N. S. de Fátima de Ile, 21.02.1940;Santo Condestável, Alto Molócue,02.08.1940; o Hospital da Gafaria do Alto Molócue, dos Irmãos de S. João de Deus, 1945. As Irmãs Franciscanas de N. S. das Vitórias chegaram em 1942.

A chegada de novos missionários, nomeadamente os Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) em 27.03.1947, favoreceu um crescimento mais rápido e um desenvolvimento contínuo das obras religiosas, educativas, sociais e hospitais. Nesse tempo foram criadas as Missões de N. S. da Conceição de Invinha, 1947; Santa Cruz de Molumbo,1947; Coração de Jesus de Nauela 1947; Cristo Rei, Mualama 1948. Em 1951 chegaram as Irmãs do Amor de Deus; em 1952 as Religiosas do S. Coração de Maria; em 1953 chegaram os Irmãos Maristas.

Com a criação da Diocese de Quelimane em 1954,a nossa Diocese depende da Diocese de Quelimane até 1993. Nesse tempo foram Bispos de Quelimane D. Francisco Nunes Teixeira (1955-1975) e D. Bernardo Filipe Governo (1976 – 1993). Nestas décadas também trabalharam na Diocese de Quelimane as Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário (1959); os Missionários Vicentinos (1960); Irmãs Franciscanas de Calais (1961);Irmãs Agostinianas de N. S. da Anunciação (1964); Companhia Missionária do Sagrado Coração (1968); Servas do Coração Agonizante (1971); Missionárias Leigas e as Irmãs da Imaculada Conceição de Lichinga (1971).

Não obstante méritos e defeitos da época, as missões foram foco de irradiação evangélica e promoção humana. Não se limitaram a construir igrejas, mas escolas de ensino primário e de formação de professores, hospitais e postos sanitários. Contribuíram largamente para a promoção humana e religiosa do povo.

Em 06 de Dezembro de 1993, pela Bula Enixam Suscipientes do Papa João Paulo II, é criada a Diocese de Gurúè, desmembrada da Diocese de Quelimane, sendo seu primeiro Bispo D. Manuel Chuanguira Machado (1994-2009). Foram anos difíceis do fim da guerra com o saldo negativo das suas consequências em vidas humanas e perca de bens materiais e sociais. Foi o tempo da reconstrução, da reabilitação e da reconciliação. Mas também foi o tempo do nascimento de novas comunidades, do clero diocesano, dos novos desafios do tempo da paz, da democracia. Nasce um novo modo se sermos cristãos no meio da nova sociedade.

As Filhas de N. S. da Visitação abriram a sua primeira comunidade na Diocese em 1993; em 1995, as Irmãs Missionárias Mercedárias;

A Associação apostólica de vida monástica “Pequena Família da Ressurreição” fundou o Mosteiro do Monte Rurupi, no Alto Molócuè, em 1996; em 1997 chegaram as Irmãs do Instituto Jesus Maria José; em 2005 as Irmãs de São João Baptista; as Irmãs Missionárias Capuchinhas chegaram a Gurúè em Abril de 2003; em 2007 chegaram os Missionários Claretianos.

Em 13.06.2010, tomou posse o novo Bispo da Diocese, D. Francisco Lerma Martínez.

Posteriormente em 2011, regressaram ao Gurúè as Irmãs da Imaculada Conceição na Paróquia de Santa Cruz de Molumbo.

Em 2012 regressou a Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia de N. S. da Conceição de Invinha; foi criado o Seminário Diocesano de S. José no Invinha; foram criadas as Paróquias de N. S. Rainha da Paz, na Pista Velha; N. S. Rainha dos Mártires, em Muthala, ambas no Distrito de Alto Molócuè; a Paróquia de S. Josefina Bakhita, no Gilé-Sede e a Paróquia de S. Teresa do Menino Jesus, no Ile-Sede. Foi criada a Capelania da Beata Anuarite em Mugulama, Distro do Ile.

Em 2013 foram criadas as Capelanias de S. Carlos Lwanga – Gurúè, S. Kizito Monte Namuli – Gurúè e S. Isidoro Bakanja – Gurúè; chegaram as Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado, na Paróquia de S. Tiago Maior de Namarrói e as Irmãs Missionárias Claretianas na Paróquia de S. Pedro Cláver. Ainda no mesmo ano,a Rádio Diocesana do Gurúè começou a emitir em regime experimental.

Em 2014 foi inaugurada a Extensão no Gurúè da UCM; chegaram as Missionárias da Consolata, na Paróquia de N. S. de Fátima em Muliquela – Ile; e as Irmãs Servas do Cenáculo

Continuamos a consolidar a Igreja local, na comunhão diocesana, na nova evangelização, na formação dos Agentes de Pastoral a todos os níveis e na sustentabilidade económica a partir dos recursos locais.

 

BISPO DIOCESANO:

Dom Francisco Lerma Martínez, IMC.

Nascimento: Múrcia (Espanha), 04.05.1944;

Ordenação sacerdotal: 20.12.1969

Sagração episcopal: 30.05.2010

Tomada de posse: 13.06.2010

 

Cel. 00 258 84 43 38 896;

E-mail:flerma2002@yahoo.es">flerma2002@yahoo.es;

 

BISPO EMÉRITO:

Dom Manuel Chuanguira Machado

Nascimento: 11.07.1950

Ordenação sacerdotal: 13.12.1981

Sagração episcopal: 22.05.1994

Resignação: 2009.

Cel. 825161880

 

CÚRIA DIOCESANA

Vigário Geral: Pe. Francisco Cunlela.

Cel. 823973850

E-mail: fcunlela@gmail.com">fcunlela@gmail.com

 

Vigário Judicial:

Vogal: Pe. André Fantini , P F R.

Vigário para o Clero e a Vida Consagrada: Pe. Renato Comastri, SCJ; Cel. 825967512

Chanceler e Secretário da Diocese: Pe. Agostinho M. Vasconcelos. Cel. 846102533; 861689190

e-mail: agostinhovasconcelos@ymail.com">agostinhovasconcelos@ymail.com

 

Administrador Diocesano: ad interim, Pe. Agostinho M. Vasconcelos.

 

 

Colégio dos Consultores:

Pe. Francisco Cunlela, Pe. Daniel Alexandre Raúl, Pe. Janivaldo Alves dos Santos, CMF, Pe. Renato Comastri, SCJ; Pe. Xadreque Daniel Gomes. Pe. Agostinho M. Vasconcelos.

Conselho Presbíteral:

Secretário: Pe. Daniel Alexandre Raul.

  1. Membros ex officio:

  1. Vigário Geral: Padre Francisco Cunlela

  2. Administrador Diocesano: vago.

  3. Director do SDP: Padre Agostinho Martinho Vasconcelos

  4. Vigário Judicial: vago.

     

  1. Eleitos por Regiões pastorais:

    Norte (2):

  1. Padre Alexandre Daniel Raul

  2. Padre Paulino Nicau

Centro A (3):

  1. Padre Xadreque Daniel Gomes

  2. Padre Pedro Esquadro Nauile

  3. Padre Pedro João Carlos

Centro B (2):

  1. Padre Janivaldo Alves dos Santos, CMF

  2. Padre Rito Alberto

Sul (1):

  1. Padre Alves André Araújo

     

  1. Designados directamente pelo Senhor Bispo:

  1. Padre Renato Comastri, SCJ

  2. Padre Januário António

     

     

Conselho Diocesano de Pastoral

Secretariado Diocesano de Pastoral: Pe. Agostinho M. Vasconcelos, Pe. Renato Comastri, e Sr. Jaime Daniel.

Conselho Económico Diocesano: Pe. Agostinho M. Vasconcelos (ad ínterim), Pe. Francisco Cunlela, Pe. Daniel Alexandre Raul, Irmã Maria das Graças Nunes, IMC, e Açucena Lucas, da Associação ‘’Mãe do Redentor”.

Conselho dos Assuntos Jurídicos:

Os membros do Conselho Económico Diocesano

Tribunal Eclesiástico:

  • Vigário Judicial: vago

  • Vice Oficial: Pe. Andrea Fantini, PFR.

  • Tribunal da Província Eclesiástica de Nampula.

 

DEPARTAMENTOS PASTORAIS

1.Evangelização

Coordenador: Pe. Renato Comastri, SCJ

  • Evangelização: Catequistas Lino Muanariva Nrequele e António Curasse

  • Missões: Pe. Renato Comastri, SCJ.

  • Liturgia: Irmã Ofélia Martinho, IMC.

  • Pastoral Bíblica e Doutrina da Fé: Pe. Claudino Afonso da Piedade, SCJ.

  • Diálogo Inter-religioso e Ecumenismo: Pe. Alves André Araújo

  • Obras Pontifícias: Pe. Pedro Esquadro Nauile.

2. Laicado e Cultura

Coordenador: Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ

  • Leigos e Famílias: Pe. Azevedo Saraiva, SCJ, e Eugénia Chilopo, (Associação “Mãe do Redentor”).

  • Juventude: Diácono Santos Victor, Samuel António

  • Vocações: Pe. Januário António,

  • Cultura: Pe. José Pedro Vasco.

3.Educação:

Coordenador:   

  • Educação Católica: Pe. Marcos Paulo Lázaro, SCJ.

  • Universidade Católica: Director: Pe. Daniel Alexandre Raul.

     

4.Pastoral Social

Coordenador: Pe. Pedro João Carlos.

  • Cáritas: Pe. Pedro João Carlos.

  • Saúde: Ir. Rosalina Celestino, FNSV

  • Justiça e Paz: Sr. Inácio Socoliua

5. Comunicação Social

Director: Pe. Diogo Muanido Nampede.

Equipa de Redacção: Pe. Agostinho Vasconcelos, Pe. Manuel Nassuruma, Pe. Daniel Alexandre Raul, e Sr. Jaime Daniel.

  • Boletim Informativo Etxeko/Familia

  • Página Blogspot: http://santoantoniogurue.blogspot.com

  • Site: http: //www.diocesegurue.com/

  • Porta-voz da Diocese: Pe. Daniel Alexandre Raul

     

    RÁDIO DIOCESANA: FM 94.4

     

    Director Pe Diogo Muanido Nampede.

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO SÃO JOSÉ

Reitor: Pe. Januário António Mucaia.

Colaborador na formação: Finalista Carlos Evaristo José

Director Espiritual: D. Manuel Chuanguira Machado

C.P. 116

Gurúè

 

REGIÕES PASTORAIS:

1.Norte:

Molumbo, Lioma, Invinha, Gurúè, Namuli, Muagiua, S. Carlos Lwanga.

 

2.Centro A:

Namarrói, Ile, Mulevala, Muhogole e Mugulama,

 

3.Centro B:

Alto Molócuè (N. S. de Fátima, Rainha da Paz, Rainha do Mundo, Rainha dos Mártires), Nauela, Muiane, Moneia e Gilé.

4.Sul:

Naburi, Mualama e Pebane

 

PARÓQUIAS

1. Paróquia de S. António, Sé Catedral de Gurúè

Criada em 01.01.1967

C. P. 54. GURÚÈ

E-mail: secatedral.gurue@yahoo.it">secatedral.gurue@yahoo.it

1.Pároco: Pe. Daniel Raul Alexande

2.Vigário paroquial: Paulino Nicau

3.Pe. Luciano Cominotti

 

Colaboradores:

1.Padres Dehonianos da Comunidade do Centro Polivalente Leão Dehon:

1. Pe Marcos Paulo Lázaro: 825881072;

2. Pe Claudino Afonso da Piedade: Cell: 826311136 e,

3. Pe Francisco Bellini.

 

2. Irmãs Filhas de N. S. da Visitação:

1. Irmã Regina Benjamim Alfredo (superiora)

2. Irmã Ester Varela Filipe Governo

Tel.: 24910180

 

Irmãs Missionárias Capuchinhas

1.Irmã Maria das Graças Nunes de Sousa, Cell. 827066490. email: irmagraanunes@yahoo.com.br">irmagraanunes@yahoo.com.br

2. Irmã Carolina Bernardo Juriasse, Cell. 828019126. Email: amique@hotmail.com">carolinamoçamique@hotmail.com;

3. Irmã Ofélia Martinho Calia Cell. 821520069. Emai: liaimc@yahoo.com.br">Oféliaimc@yahoo.com.br

4. Irmã Antónia Helena Lima Santos

 

Religiosas do Sagrado Coração de Maria:

1.Irmã Maria Felicidade Daniel, cel. 825331792;

2. Irmã Joana Luís António (Coordenadora);

3. Irmã Rosária Manuel Meno e,

4. Irmã Dorcas de Luisa Maurício.

 

Associação apostólica Mãe do Redentor: Tel. 24910195.

1. Açucena Lucas, (Coordenadora), cell.827010546;

2. Eugénia Chilopo  

3. Adelina Langa.

 

Obras sociais e Educação:

* Orfanato «Arco Íris»: Associação “Mãe do Redentor”.

* Escolinha «Espaço Aberto»: Irmãs Missionárias Capuchinhas

* Lar Sagrado Coração de Maria: Irmãs do Coração de Maria.

* Instituto Médio Agro-Pecuário de Gurúè e Escola Básica Industrial: Director Pe. Marcos Paulo Lázaro, SCJ.

* Universidade Católica de Moçambique – Extensão do Gurúè, com Faculdade de Direito e Administração Pública: Director Pe. Daniel Raul Alexandre.

 

2. Paróquia Nª Sª da Conceição Invinha - Gurúè

Criada em 31.05.1948

1.Pároco: Pe. Manuel José Nassuruma, do clero diocesano.

2.Vigário paroquial:Pe. Diogo Muanido Nampede, do clero diocesano.

 

1. Irmãs: Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

1. Imã Isaura Lino Soda;

2. Irmã Florence Promise Tsabedze;

3. Irmã Assunção Ana Samuel;

4. Irmã Mariana Afonso do Amaral

5. Irmã Laurinda

 

2. Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus.

1. Elisabeta Tobe

2. Liseta Licheira

 

Obras de educação:

* Escola Secundária Pré -Universitária «Madre Maria Clara». Directora: Irmã Isaura Lino Soda

* Lar Feminino: Directora Irmã Mariana Afonso do Amaral

* Lar Masculino: Director Prof. Sancho Noé.

3. Paróquia de S. José. Lioma - Gurúè

Criada em 2005

1. Pároco: Pe. Tomás Junqueiro, do clero diocesano, cell. 822790160

2.Vigário paroquial: Pe. Luís Dinis Macuinja, do clero diocesano, cell. 823904328; e-mail: macuinja@gmail.com">macuinja@gmail.com

 

Irmãs Franciscanas Filhas N. Senhora das Vitórias.

 

1. Irmã Alda Mate

2. Irmã Maria Inês de Mendonça

3. Irmã Maria de Fátima Armando Chambule e,

4. Irmã Rosalina Celestino Manhinda.

 

Obras sociais:

Orfanato Madre Wilson: Irmãs Filhas de Nª Sª das Vitórias. Ruace e Lioma

 

4. Paróquia de Santa Cruz. Molumbo

Criada em 10.01.1947

1. Pároco: Pe. Maganisto Lenço Iotomeiua, do clero diocesano, cell.845102326.

2. Vigário Paroquial: Pe José Vasco, do clero diocesano.

 

Irmãs da Imaculada Conceição

  1. Irmã Maria da Conceição Erumaca; (superiora), cell. 863213680

  2. Irmã Felicita Albino Nipuro

 

Obras sociais: Crianças malnutridas e órfãos.

 

5. Paróquia de São Tiago Maior. Namarrói

Criada em 01.01.1957

1. Pároco: Pe. Gonçalves Niviremo, do clero diocesano, cel. 829342373;

2. Finalista Xavier Joaquim Jaquissone

 

Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado:

1. Irmã Conceição del Toro López,

2. Irmã Audélia Rodríguez Argueta

3. Irmã Ángeles Cárceles López.

 

Obras sociais: Escolinha “Jardim da Esperança”.

 

6. Paróquia de Nª Sª de Fátima. Muliquela Ile.

Criada em 21.02.1940

Pároco: Pe. Pedro Esquadro, do clero diocesano, cell: 845736256;

 

Irmãs Missionárias da Consolata

 

  1. Irmã Julia Wambui Muya

  2. Irmã Janete Vieira de Paiva

  3. Irmã Madalena Xavier

 

7. Paróquia de S. Teresa do Menino Jesus, Ile-Sede.

Criada em 2012.

Pároco Pe. Xadreque Daniel Gomes, do clero diocesano, cell. 827204480; 842406378.

 

Irmãs do Instituto Jesus Maria José.

1. Irmã Neusa Sebastião. E-mail: diananeusa26@gmail.com">diananeusa26@gmail.com

2. Imã Clélia Festa

3. Irmã Verónica Álvaro Massa

 

* Casa de Formação – Postulando.

 

Obras sociais: Escola materno-infantil Pe. Damião - Madre Rita.

 

8. Paróquia de Nª Sª de Lurdes. Mulevala

Criada em 08.12.1958

1.Pároco: Pe. Pedro João Carlos, do clero diocesano, cell. 861688961.

2.Vigário paroquial: Pe. Ângelo Tavares, do clero diocesano.

 

9. Paróquia do Sagrado Coração. Nauela – Alto Molócuè

Criada em 01.09.1947.

Pároco: Pe. Augusto João Nicolau, SCJ: cell 825409086.

 

Centro de Espiritualidade Dehoniano.

Director: Pe. Renato Comastri, SCJ, cell 825967512.

Noviciado dos Dehonianos – Milevane.

Mestre de noviços: Pe. Azevedo Saraiva, SCJ. cell 824185617.

Irmãs: Religiosas do Amor de Deus.

1. Irmã Maria del Rocío Calabor del Rio. Cell 846033475.

2. Irmã Lina Manuel Ubisse

3. Irmã Marlina Paulino

4. Irmã Jonita Fonseca Sumaila

5. Irmã Melita Mário Mutivina

 

* Escola Agrária: Irmã Lina Manuel; Irmã Marlina, Irmã Jonita, Irmã Melita

* Lar Feminino

* Lar Masculino

10. Paróquia de Nª Sª de Fátima. Alto Molócuè – Sede.

Criada em 1970

Pároco Pe. Rito Alberto, do clero diocesano.

 

Irmãs Missionária Mercedárias

1. Irmã Laura Manuel Ubisse

2. Irmã Elisabete Abrão Madal

 

11.Paróquia N. S. Rainha do Mundo – Malua – Alto Molócuè.

Criada em 01.08.1040.

Pároco Pe. Luís Ângelo Muhilonge, do clero diocesano, cell. 8260550100.

 

12.Paróquia de N. S. Rainha da Paz. Pista Velha – Alto Molócuè. Assistida pelos Padres Dehonianos

Criada em 2012.

  1. Pároco Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ;

  2. Pe Mauritano

  3. Pe Sandro Capoferri.

 

13. Paróquia de N. S. Rainha dos Mártires – Muthala – Alto Molócuè.

Criada em 2012.

Pároco encarregado: Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ.

 

* Centro Juvenil “Leon Dehon”. Director Pe. Sandro Capoferri

* Mosteiro do Monte Rurupi: Pequena Família da Ressurreição. Rurupi – Alto Molócue.

1. Pe. Andrea Fantini;

2. Irmão Pedro (Paolo) Gualtieri.

 

* Escola Maristas: Irmãos Maristas – Nivava. Alto Molócuè.

1. Irmão António Reis.

2. Irmão Pedro Tampoí.

3. Irmão António Sasana

 

14. Paróquia de São Pedro Cláver. Alto Ligonha. Muiane – Gilé

Criada em 11.02.1963.

Assistida pelos Missionários Claretianos.

1.Pároco: Pe. Janivaldo Alves dos Santos, CMF. Cel.825646648; 842798043; e-mail: pejanivaldo@gmail.com">pejanivaldo@gmail.com

2.Vigário paroquial: P. Justine Joseph. CMF, Cell 842606623.

 

Irmãs Missionárias Claretianas:

1. Irmã Maria Imaculada de Oliveira;

2. Irmã Marilene de Souza Rocha;

3. Irmã Sales Ferreira

 

15. Paróquia de Nª Sª da Anunciação. Moneia – Gilé

 

Criada em 25.03.1956

Pároco: Pe. Rony Sebastian Mauriyakupwayil.

 

16. Paróquia de S. Josefina Bakhita. Gilé.

Criada em 2012.

Assistida pelos Missionários Claretianos.

1.Pároco: P. Biju Joseph. Cell. 829504014;

2.Vigário paroquial: Pe. André Kalundoke Satchiquata

 

Irmãs de São João Baptista e de Mª Rainha:

1. Irmã Seema Alex, cell. 826109598;

2. Irmãs Maria do Céu Antunes;

3. Irmã Conceição.

 

* Obras sociais: Lar Feminino.

 

17. Paróquia do Bom Pastor. Pebane

Criada em 01.05.1960

1.Pároco: Pe. Alves André Araújo, do clero diocesano. Cel. 844735823; 825740066.

2.Vigário paroquial: Pe. Francisco Daniel Sigome, do clero diocesano.

 

18. Paróquia de Cristo Rei. Mualama - Pebane

Criada em 20.05.1948

1.Pároco: Pe. Eustáquio Carlos César, do clero diocesano. Cell.82891047.

2.Diácono Santos Vítor.

 

19. Paróquia de São Paulo Apóstolo. Naburi. Pebane

Criada em 01.09.1963

Pároco: Pe. Francisco Máquina Pequenino, do clero diocesano, cell. 825635570.

 

20. Capelania de Santa Maria, Mãe de Deus. Muhogole. Mulevala.

Criada em 2010

Assistida pela Equipa de Mulevala.

 

21. Capelania da Beata Anurite. Mugulama.- Ile

Criada em 2012.

Capelão: Pe. Agostinho Martinho Vasconcelos, do clero diocesano.

 

22. Capelania S. Carlos Lwanga - Gurúè.

Criada em 2013.

Assistida pelos Padres da Catedral

 

23.Capelania S. Kizito. Monte Namuli - Gurúè.

Criada em 2013.

Capelão: Pe. Francisco Cunlela, do clero diocesano.

 

24.Capelania Isidoro Bakanja. Muagiua – Gurúè.

Criada em 2013.

Capelão: Pe. Januário António Mucaia, do clero diocesano

 

PESSOAL DA DIOCESE

SACERDOTES DIOCESANOS

  1. Pe Agostinho Martinho Vasconcelos .................................................. Gurúè

  2. Pe Alves André Araújo ..................................................................... Pebane

  3. Pe Américo João António ................................................. Múrcia (Espanha)

  4. Ângelo Tavares ............................................................................. Mulevala

  5. Pe Artur Bernardo ................................................................... Roma (Itália)

  6. Pe Damião Chicote .......................................................... Madrid (Espanha)

  7. Pe Daniel Alexandre Raul ................................................................... Gurúè

  8. Pe Diogo Muanido Nampede ............................................................ Invinha

  9. Pe Eustáquio César Carlos ............................................................. Mualama

  10. Pe Francisco Cunlela ......................................................................... Gurúè

  11. Pe Francisco Matias ......................................................... Múrcia (Espanha)

  12. Pe Francisco Máquina Pequenino ...................................................... Naburi

  13. Pe Francisco António Daniel Sigome ................................................ Pebane

  14. Pe Gonçálves Niviremos ............................................................... Namarrói

  15. Pe Januário António Mucaia ............................................................. Invinha

  16. Pe José Pedro Vasco ................................................................... Molumbo

  17. Pe Júlio Pedro ............................................................................... Nampula

  18. Pe Luciano Cominotti ........................................................................ Gurúè

  19. Pe Luís Dinis Maquinja ...................................................................... Lioma

  20. Pe Luís Ângelo Muhilonge ......................................... Malua (Alto Molócuè)

  21. Pe Maganisto Lenço Iotomeiua .................................................... Moòumbo

  22. Pe Manuel José Nassuruma .............................................................. Invinha

  23. Pe Miguel António Oliveira Namacalima ....................... Nampula (Formador)

  24. Pe Paulino Nicau ............................................................................... Gurúè

  25. Pe Pedro Esquadro Nauile ..................................................... Muliquela (Ile)

  26. Pe Pedro João Carlos .................................................................... Mulevala

  27. Pe Rito Alberto ...................................................................... Alto Molócuè

  28. Pe Tomás Junqueiro .......................................................................... Lioma

  29. Pe Tonito José Francisco Xavier Muananoua .................. Matola (Formador)

  30. Pe Xadreque Daniel Gomes ..................................................................... Ile

  31. Pe Vicente Adelino Mulapa ...................................................................... Ile

  1. Diác. Santos Victor ....................................................................... Mualama

RELIGIOSOS

1. Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

01. Pe Augusto Nicolau .......................................................................... Nauela

02. Pe Azevedo Saraiva .......................................................................... Nauela

03. Pe Carlitos Miguel Joaquim .................................................... Alto Molócuè

04. Pe Claudino da Piedade ..................................................................... Gurúè

05. Pe Francesco Bellini .......................................................................... Gurúè

06. Pe Marcos Paulo Lázaro .................................................................. Guruúè

07. Pe Mauritano ......................................................................... Alto Molócuè

08. Pe Renato Comastri ......................................................................... Nauela

09. Pe Sandro Capoferri .............................................................. Alto Molócuè

 

2. Missionários Filhos do Coração de Maria (Clarentianos)

01. Pe Bijú Joseph...................................................................................... Gilé

02. Pe Janivaldo Alves dos Santos ......................................................... Moiane

03. Pe Justine Joseph Kuzhipala ............................................................. Moiane

04. Pe Rony Sebastian ............................................................................... Gilé

05. Pe André Kalundoke Satchiquata .......................................................... Gilé

3. Irmãos Maristas:

01. Irmão António Reis .......................................................................... Nivava

02. Irmão Pedro Tampoi ........................................................................ Nivava

03. Irmão António Sanazana ................................................................... Nivava

4. Associação apostólica contemplativa Pequena Família da Ressurreição

01. Pe Andrea Fantini ............................................................................. Rurupi

02. Irmão Tomé ..................................................................................... Rurupi

 

VIDA CONSAGRADA FEMENINA

1. Filhas de Nossa Senhora da Visitação - Guruè

1.Irmã Regina Benjamim Alfredo (superiora)

2.Irmã Ester Varela Filipe Governo.

2. Instituto Missionárias Capuchinhas - Guruè

 

Irmã Maria das Graças Nunes Sousa (superiora).

Irmã Antónia Helena

Irmã Carolina Bernardo (juniora).

Irmã Ofélia Martins (juniora).

 

3. Religiosas do Coração de Maria

Irmã Joana António Luís (superiora local).

Irmã Maria Felicidade Daniel.

Irmã Dorcas Luisa

Irmã Rosário Manuela Meno.

 

4.Irmãs Franciscanas de N. Sra. das Vitórias

Irmã Celestina Domingos Murabela

Irmã Inês Mendonça.

Irmã Rosalina Celestino Manhinda.

 

5.Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da I. Conceição

Irmã Mariana Afonso do Amaral (superiora);

Irmã Assunção Ana Samuel

Irmã Isaura Lino Soda

Irmã Florence Promise Tsabedze

Irmã Laurinda

 

6.Irmãs do Instituto de Jesus Maria José

Irmã Diana Neuza Sebastião

Irmã Clélia Festa

Irmã Verónica Álvaro Mossa

 

7. Irmãs de São João Baptista – Gilé Sede

Irmã Maria do Céu Antunes

Irmã Seema Alex

Irmã Conceição

 

8. Irmãs Mercedárias – Alto Molócuè

Irmã Laura Manuel Ubisse

Irmã Elisabete Abrão Madal

 

9. Religiosas do Amor de Deus

Irmã Maria Rocío Calabor del Rio – 846033475

Irmã Lina Manuel Ubisse

Irmã Joanita Fonseca Sumaila

Irmã Melita Mário Mutivina

 

10. Irmãs da Imaculada Conceição

Irmã Maria da Conceição Erumaca (superiora)

Irmã Felicita Albino Nipuro

 

11. Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado.

Irmã Conceição del Toro López;

Irmã Audélia Rodríguez Argueta;

Irmãs Maria Ángeles .Cárceles López

 

12. Irmãs Missionárias Claretianas.

Irmã Maria Imaculada de Oliveira

Irmã Marilene de Sousa Rocha

Irmã Maria Sales

 

13. Irmãs Missionárias da Consolata

Irmã Julia Wambui Muya

Irmã Janete Vieira de Paiva

Irmã Madalena Xavier


INSTITUTOS DE VIDA APOSTÓLICA

 

1. Instituto Secular – Companhia Missionárias do Coração de Jesus

 

Elisabeta Tobe

Liseta Licheri

 

2. Associação apostólica Mãe do Redentor

1. Açucena Lucas

2. Eugénia Chilopo  

3. Adelina Langa.

 

 

CANDIDATOS AO SACERDÓCIO   DIOCESANO

I - CURSO PROPEDÊUTICO. Total: 31.

SEMINÁRIO SÃO JOSÉ – GURÚÈ

1º Ano: Propedêutico: 07.

  1. Almeida Cornélio.........................................................................................

  2. Cardoso Eugénio Felisberto........................................................................

  3. Carlos Alberto Joelo....................................................................................

  4. Hémane Lourinho Gaspar.............................................................................

  5. Januário Felizardo Moisés ..........................................................................

  6. Salomão Essumula Impamela ......................................................................

  7. Simone Pedro Gabriel .................................................................................

     

2º Ano Propedêutico 14.

  1. Alexandre Paulino Biniforo ................................................................ Lioma

  2. Alfandega Uaissone Cabterra.................................................................... Ile

  3. Atanásio Afonso Inchilo ................................................................. Catedral

  4. Atanásio Silvestre Pedro .......................................................................... Ile

  5. Benjamim Manuel Xavier.................................................................... Nauela

  6. Bernardo Marcelino Biriate ............................................................... Invinha

  7. Dionísio Felizardo Rapissone ........................................................... Invinha

  8. Ezequiel Gonçálves Muquitxo ............................................................ Lioma

  9. Joaquim Saule Gomes ...................................................................... Pebane

  10. Olívio Paulo Fernando ............................................................................ Ile

  11. Porto Patrício Porto ....................................................................... Catedral

  12. Raunício Bernardo Joariha.................................................................. Lioma

  13. Timóteo Manuel Fernando ............................................................... Muthala

  14. Ucamo Bonifácio Tanpavi ................................................................. Lioma

     

3º Ano Propedêutico: 10

  1. Amarchande Mateus Pereira .................................................... Alto Molócuè

  2. Baptista Domingos ........................................................................ Namarrói

  3. Gueldo Mário Uaissone Saide ........................................................... Pebane

  4. Geraldo Manuel Orlindo ............................................................... Molumbo

  5. Graciano Felizardo Halo ............................................................... Molumbo

  6. Jeremias Francisco Piloto ............................................................................

  7. João Xavier Quione .......................................................................... Invinha

  8. Mário Goreate ................................................................................... Lioma

  9. Marquisino João César .................................................................. Namarrói

  10. Quizito Benício ................................................................................. Gurúè

     

     

II.- FILOSOFIA. Total: 23.

 

- 1º Ano em Nampula: 7.

01. Asmi João Maria ............................................................................. Pebane

02. Barnabé Vieira .................................................................................. Gurúè

03. Comido L. Munhenhuwa ................................................................... Gurúè

04. Constantino J. Nacache ..................................................................... Gurúè

05. Saduque Ernesto Hare ....................................................................... Gurúè

06. Natalino Paulo Ismael ...................................................................... Pebane

07. Tarcísio António Pereira ........................................................ Alto Molócuè

 

- 2º Ano em Nampula: 7

01. Abel José Corumeia .......................................................................... Gurúè

02. Amós Fernando .............................................................................. Invinha

03. Chaurito Maurício ............................................................................. Gurúè

04. Evaristo A. Musselo ....................................................................... Mocuba

05. Félex J. Suandique ............................................................................ Gurúè

06. Suaze Lacerda Macaula .......................................................... Alto Molócuè

07. Timóteo H. Cristino .......................................................................... Gurúè

 

Em Maputo

- 1° Ano na Matola: 7

01. Eustácio D. José Namanla ...........................................................................

02. Dinis Nunes Francisco ...................................................................... Gurúè

03. Ibraimo Horácio Mauindo ................................................................. Gurúè

04. Lázaro Germano ............................................................................... Gurúè

05. Rodrigues J. Manuel ...................................................................................

06. Saide Francisco Albino .......................................................... Alto Molócuè

07. Samuel Alegria dos Santos ............................................................... Pebane

 

- 3° Ano na Matola: 2

01. Adelino Germano .............................................................................. Gurúè

02. João Domingos ........................................................................... Molumbo

 

III.-TEOLOGIA. Total:. 2

No Seminário S. Pio X. Maputo:

- 2° Ano: 1

01. Adelino E. Mualicamo ............................................................................. Ile

 

- 4° Ano: 1.

01. João Ernesto Tárua ................................................................ Alto Molócuè

 

Finalistas 2

  1. Carlos Evaristo José ...................................................................... Namarrói

  2. Xavier Joaquim Jaquissone ................................................................. Gurúè

 

TOTAL GERAL: 56.

 

AGENTES LEIGOS DE PASTORAL

01.Conselheiros dos Centros Pastorais: 66.

02. Coordenadores das Zonas Pastorais: 330.

03. Animadores das Comunidades: 2.200.

04. Catequistas: 12.450.

 

CENTROS DE FORMAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA

  • Noviciado Dehoniano – Milevane

  • Aspirantado – Irmãs Jesus Maria José – Ile

  • Aspirantado – Irmãs Apsotólicas de Crsito Crucificado - Namarrói

 

 

CENTRO DE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO

 

I. Ensino Primário

01. Escolinha Espaço Aberto Irmãs Capuchinha – Gurúè.

02. Escolinha Jardim da Esperança Irmãs Apostólicas do Cristo crucificado – Namarrói.

 

II. Ensino Médio e Secundário.

01. Escola Secundária de Nivava – Director: António Reis (Irmãos Maristas).

02. Escola Agrária de Milevane – Nauela: Directora: Irmãs religiosas do Amor de Deus – Milevane

03. Ensino Médio Agro-Pecuário de Gurúè, Centro Polivalente - Gurúè – Director: P. Marcos Paulo Lázaro,

04. Escola Básica Industrial (Artes e Ofícios) – Director: P. Marcos Lázaro, SCJ - Gurúè

05. Escola Secundária e Pré Universitária «Madre Maria Clara» - Directora: Irmã Isaura Lino Soda IFHIC.

 

III. Ensino Superior

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

EXTENSÃO DE GURÚÈ – Criada em 2014

* Curso de Administração Pública e Curso de Direito: - Director: P. Daniel Alexandre Raul

* Centro de Ensino à Distancia. UCM. Delegação do Gurúè.

Gestor do Programa - Dr. Isaac Eugénio 828344190.

 

 

 

IV. CENTROS SOCIAIS DE FORMAÇÃO:

1.Centro de Medicina alternativa. Irmãs Capuchinhas – Gurúè

2. Orfanato Arco Íris, Associação “Mãe do Redentor”. Directora Açucena Lucas. Gurúè.

3. Orfanato: Madre Wilson.- Ruace – Lioma; Irmãs Vitorianas Directora: Ir. Fátima Armando Chambule.

4. Centro Social: Padre Damião - Madre Rita: Irmãs Jesus Maria José - Ile

5.Lar Sagrado Coração de Maria. Directora Mª Felicidade Daniel. Gurúè

6. Lar Feminino - Invinha.

7. Lar Masculino Invinha.

8. Lar S. João Baptista. Irmãs São João Baptista e de Maria Rainha. Gilé.

9. Lar Feminino Irmãs do Amor de Deus – Nauela - Molócue.

10. Lar Masculino. Irmãs do Amor de Deus – Nauela. Molócue.

 

IGREJAS CRISTÃS E OUTRAS RELIGIÕES

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER—RELIGIOSO

Designação

1. Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique

2. Igreja de Cristo em Moçambique

3. Igreja União Baptista de Moçambique

4. Igreja Nova Apostólica

5. Igreja Velha Apostólica

6. Igreja Adventista do 7º dia

7. Igreja Assembleia de Deus Visão Cristã

8.Igreja Assembleia de Deus Africana

9. Igreja Evangélica Assembleia de Deus

10. Igreja Sião União Apostólica cristã de Moçambique

11. Igreja Doze Apóstolos de Cristo

12. Igreja Reformada em Moçambique

13. Igreja do Nazareno de Moçambique

14. Primeira Igreja Baptista de Moçambique

15. Testemunhas de Jeová de Moçambique.

16 Igreja dos Velhos Apóstolos

 

IGREJASNÃO CRISTÃS

Religião Tradicional Africana

Liga Muçulmana da Zambézia (Limuzam), fundada em 1983, representada em todas as comunidades, Mesquitas e Madrassas da Província.

 

 

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

   

Pág. 1 de 43