Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

ADMISSÃO AO DIACONADO DE CARLOS JOSE E XAVIER JAQUISSONE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
04Nov2014
| Escrito por Assis

 

 

ADMISSÃO AO DIACONADO

                                     Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.

A nossa Diocese tem a alegria de apresentar à Sagrada Ordem do Diaconado:

  1. CARLOS EVARISTO JOSÉ, filho de Evaristo José e de Emília Mucueliua, natural de Namarrói, Paróquia de São Tiago Maior, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos 4 de Agosto de 1985, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2013 a Outubro de 2014, no Seminário Propedêutico S. José desta Diocese, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono e dedicar-se perpetuamente ao ministério eclesiástico.

  2. XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE, filho de Jaquissone e de Maria Paulo, natural de Gurúè, Paróquia de Santo António da Sé Catedral, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos 21 de Julho de 1979, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2013 a Outubro de 2014 na Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono. e dedicar-se perpetuamente ao ministério eclesiástico.

Consultei as pessoas que s acompanharam nesta fase de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese com data de 12.09.2014, pedi o parecer do Povo de Deus e consultei, como de preceito, os Consultores Diocesanos.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à válida e lícita ORDENAÇÃO DE DIÁCONOS dos referidos finalistas de Teologia, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, Pastor das nossas almas, invoco sobre eles a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, e comunico-vos a ADMISSÃO À ORDEM DOS DIÁCONOS de CARLOS EVARISTO JOSÉ E DE XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE. Á ordenação será na Igreja Catedral de Gurúè, no Domingo 4 de Janeiro de 2015, Solenidade da Epifania do Senhor Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, rezando como os Apóstolos no Cenáculo, com Maria, Mãe de Jesus, na espera do Espírito Santo.

É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar por estes candidatos ao Diaconado, nossos futuros Padres Diocesanos se Deus quiser, o que devemos fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração nas comunidade cristãs e religiosas. Demos graças a Deus

Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom da Igreja

Gurúè, 17 de Outubro de 2014, Memória de Santo Inácio de Antioquia

 

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

 

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 3)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
26Out2014
| Escrito por Assis

A entrada à Igreja Paroquial de Gilé

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 3)

26.10.2014. Domingo.

A chegada de D. Francisco

Hoje a concentração dos fiéis foi na sede da Paróquia, em Gile-sede do Distrito.

Reuniram 24 comunidades de três Zonas Pastorais:

ZONA PASTORAL GILÉ-SEDE. Comunidades cristãs: S. Vitor da Sede; S. Paulo de Muripa; S. Pedro de Pupe; S. Carlos Lwanga de Malema-Centro; S. Francisco de Txopene; S. Tiago de Inrupanama; S. Pedro de Patxua; e S. Estêvão de Malema-Serra.

ZONA PASTORAL INLOKOA. Comunidades cristãs: S. Tiago de Muelahipa; Santa Maria de Ikweserya; S. Pedro de Masilelo; S. José de Nahavara; S. Pedro de Nawilyelye; S. João Evangelista de Etope-C; S. Paulo de Kinyawele; S. Miguel de Inwola-C.

ZONA PASTORAL KONKO. Comunidades cristãs: S. Pedro de Konko; S. Pedro de Moriha; S. Paulo de Mwajoni; S. José de Mukela; S. Mateus de Naitxa; S. Marcos de Mwalene-C; e S. Marcos de Massilone.

Os jovens na sua mensagem ao Bispo, lembraram a recente Assembleia Diocesana Juvenil e a necessidade da formação para os vários ministérios.

O Pe. Francisco Cunlela dirigindo-se à assembeleia

O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, na sua catequese introdutória, parafraseando a frase bíblica “Tanto os profetas como os sacerdotes percorrem todo o pais sem nada entender. Nos campos…”, referiu-se aos problemas que hoje afligem a sociedade e as nossas comunidades. Dirigindo-se, logo a seguir, directamente aos jovens comentou o 4º andamento dos Mandamentos e a acção dos sacramentos.

D. Francisco, pela sua vez, orientou a sua reflexão sobre a Pastoral Familiar fazendo referência ao I Congresso Nacional da Família e ao Sínodo Extraordinário sobre a Família, clausurado no Domingo passado em Roma.

Dança litúrgica

Durante a celebração da Confirmação foram crismados 181 candidatos das 24 comunidades acima referidas.

As Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área são as seguintes:

D. Francisco num momento da celebração

União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Adventista do 7º Dia; Assembleia de Deus; Igreja Pentecostal; Testemunhas de Jeová; Igreja Nova Apostólica; Igreja Missão Mundial; Igreja Novo Nascimento de Jesus; Igreja Jesus Pão da Vida; e Comunidade Muçulmana.

   

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA (Continuação 2)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Out2014
| Escrito por Assis

 

Chegada de D. Francisco à comunidade de Wapé

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 2).

24.10.2014. Sexta Feira. 2º Dia da Visita Pastoral.

Hoje, as comunidades das Zonas Pastorais de Nahuo, Napakala e Wapé concentraram-se na comunidade de WAPÉ, localidade do mesmo nome:               

ZONA PASTORAL DE NAHUO. Comunidades cristãs: Santa Cecília de Namarrokane; S. Paulo de Keba; S. Pedro Apóstolo de Nikakali; S. Estêvão de Namigo; Sta. Isabel de Jurumiha, S. Abrão de Namivo; S. Miguel de Erutxo; S. Noé de Welela.

PASTORAL DE NAPAKALA. Santa Cecília de Namuatxira; Santa Teresa de Namitxeho; S. Luzia de Navuruni; Santa Maria de Napakala.

ZONA PASTORAL DE WAPÉ. Comunidades cristãs: S. Miguel Arcanjo de Sela; S. Lucas de Muelamahi; Maria Três; e S. João Evangelista de Wapé.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, falou sobre os ministérios na comunidade, tempo de eleição e renovação; sobre a problemática juvenil e sobre a pastoral familiar, fazendo referência ao recente Sínodo Especial e ao I Congresso Nacional sobre a Pastoral da Família.

D. Francisco orientou a sua catequese sobre a pastoral vocacional.

A alegria no louvor

Os confirmados hoje foram 97 cristãos.

Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica: União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique; Missão Mundial; Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; Igreja Nova Apostólica; Igreja Reformada, Missão Mundial; e Comunidade Islâmica.

O coro das Irmãs de S. João Baptista na Missa de S. António Maria Claret

Na parte da tarde, na Igreja Paroquial da sede, D. Francisco presidiu à solene concelebração da Eucaristia em honra de S. António Maria Claret, Fundador da Congregação dos Filhos do Coração de Maria (Claretianos), a que pertencem os Missionários que têm o cuidado pastoral desta Paróquia. Para o evento participaram os Missionários Claretianos presentes na Diocese de Gurúè e na Arquidiocese de Nampula.

25.10.2014. Sábado. 3º Dia da Visita Pastoral.

D. Francisco comentou Mt 32, 34-40: "Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo", Evangelho do Domingo 30º do Tempo Comum, Ano A.

Por volta da 6.30H, D. Francisco foi convidado a participar no programa “Despertar com Deus”, da Rádio Comunitária Monte Gilé. Este programa, que apresenta o Evangelho do Domingo (leitura, comentário e diálogo), é conduzido semanalmente pelo Pe. André Kalundoke Satchiquata, cmf, Vigário Paroquial.

O P. André  K. Satchiquata director do programa "Despertar com Deus" da Rádio Comunitária Monte Gilé

Hoje, a concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade de NATXUKO, na localidade de Nhanhope, a 22 kms de distância da sede do Distrito, na estrada que vai de Gilé em direcção ao Alto Molocué.

ZONA PASTORAL NIHAMI. Comunidades cristãs: Santa Isabel de Nihami; Santa Maria de Chiveve; S. Lucas de Namahika; S. Lucas de Pilima; S. Mateus de Natxuko; e Santa Isabel de Moneia.

ZONA PASTORAL NAMURWA. Comunidades cristãs: N. S. de Fátima de Namurwa; S- Pedro de Vassele; S. Paulo de Tomeia; S. Lucas de Tronkoni; Santa Maria Madalena de Naesse.

O Pe. Francisco Cunlela orientou a sua catequese sobre a vida cristã, sobre a educação da juventude e a escola e sobre alguns aspectos dos ministérios.

D. Francisco a necessidade de programar a formação dos agentes de pastoral, com cursos que, anualmente, atinjam cada um dos ministérios. Em segundo lugar falou sobre a pastoral vocacional a partir das famílias e das pequenas comunidades cristãs.

Os eleitos crismados hoje foram 60.

As Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica são as seguintes: União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique; Nova Apostólica; Igreja Reformada; Novo Nascimento de Jesus; e Comunidade Islâmica.

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
23Out2014
| Escrito por Assis

 


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA. GILÉ

De 23 a 27 de Outubro do corrente ano, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, está a realizar a Visita Pastoral à ParóquIa Santa Josefina Bakhita, Distrito de Gilé.

A Paróquia Santa Josefinha Bakhita foi criada em 2012, por D. Francisco Lerma, desmembrada da Paróquia N. S. da Anunciação de Moneia (antiga Missão de Gilé).

Desde a sua criação trabalham nesta Paróquia os Missionários Claretianos, sendo seu Pároco actual o Pe. Biju Joseph, cmf, de nacionalidade indiana; e Vigário Paroquial o Pe. André Kalundoke Satchiquata, cmf, de nacionalidade angolana.

Estão presentes na Paróquia as Irmãs de São João Baptista e Maria Rainha: Irã Seema Aex, indiana; Irmã Maria do Céu Antunes, portuguesa; e Irmã Conceição, portuguesa. As Irmãs dirigem Internato Feminino para jovens das Classes 7ª a 12ª.

A Paróquia conta com 12 Zonas Pastorais e 78 comunidades cristãs.

Durante a Visita Pastoral o Bispo segue o programa previamente preparado pelo Conselho Pastoral Paroquial, com quatro concentrações, encontros com as comunidades e com os grupos juvenis, catequese sobre o Plano Diocesano de Pastoral e encontros de trabalho com o Conselho Pastoral Paroquial e com a Comissão Paroquial para os Assuntos Económicos.

23.10.2014. Quinta Feira. !º Dia da Visita Pastoral.

Hoje concentraram-se na Comunidade de Cristo Rei de MUTEKELA as comunidades de três Zonas Pastorais:                                                      

ZONA ASTORAL PASTORAL DE NAPIDO. Comunidades cristas: Imaculada Conceição de Hokorokua; S. José de Tukumela; S. Inácio de Nakutxo; S. Teresa de Katxela; S. Lucas de Muyere; S. Pedro de Milela; S. Miguel de Nakukulo; S. Cecília de Kakha; S. Paulo de Mussepe.

ZONA PASTORAL DE MUTEKELA. Comunidades cristãs: S. Isabel de Tavera; Cristo Rei de Mutekela; Santa Maria de Matxawele; Santa Margarida de Impivini; e S. Mateus de Lisse.

ZONA PASTORAL DE WAILA. Comunidades cristãs: S. André de Waila; S. Franisco de Assis de Natxere; S. Bartolomeu de Muhapa; S. Inácio de Thery; Centro de Catequese de Napalavi; Centro de Catequese de Makotxeni; e Centro de Catequese de Nahoma.

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, falou sobre o caminho dos cristãos (o que significa ser cristão hoje?), fazendo referência directa aos Mandamentos da Lei de Deus e às situações mais problemáticas dos jovens e dos casais.

D. Francisco orientou a sua catequese sobre o primeiro tema nuclear do Plano Pastoral Diocesano, a União/Comunhão das comunidades e da Diocese.

Os confirmados hoje foram 105 cristãos.

 

Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica:

União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique; Visão Mundial; Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; Igreja Nova Apostólica; e Missão Mundial.

 

   

Pág. 1 de 53