Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

VISITA PASTORAL A MALUA - CONTINUAÇÃO 4 -

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
21Ago2014
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ. - Continuação 4-

21.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de S. Marcelino, dos Irmãos Maristas, situada na sede da localidade de NIVAVA. Esta comunidade forma parte da Zona Pastoral de Nivava e do Centro Pastoral de Malua-Sede. .

Reuniram 15 comunidades das Zonas Pastorais de MAHULINI, INTAMA E NIVAVA, que, junto às Zonas de NATXOVE E NAMIKOPO, visitadas no dia 18.08, formam o Centro Pastoral de MALUA-SEDE, num total de 27 comunidades.

Nesta á era pastoral se encontra o Mosteiro da Associação dos Monges da Pequena Família da Ressurreição do Monte Rurupi e a Comunidade religiosa dos Irmaõs Maristas que dirigem uma Escola Secundária.

Pe. Andréa Fantini, do Mosteiro da Pequna Família da Ressurreição

ZONA PASTORAL DE MAHULINI. Comunidades: S. Pedro de Mahulini com o Núcleo de Kuape; S. Pedro de Nevelela; S. Paulo de Mualamuhara; Mihekane; e Epata.

Cantai e louvai o Senhor com cânticos e danças ao som do tamboril

ZONA PASTORAL DE INTAMA. Comunidades:S. Tiago de Intama; S. Gabriel de Ekutxo; Nimala e o Núcleo de Wepa; e Napiri.

A Irmã Elisabet Abrão, mercedárioa missionária, falando sobre as vocações

ZONA PASTORAL DE NIVAVA. Comunidades: Imaculada Conceição de Nivava; S. Carlos Lwanga de Mukirima; São Marcelino, dos Irmãos Maristas; N. S. do Rosério de Inlukutxi; Exaltação da Santa Cruz de Muereria; Santa Isabel de Navenkone; e o Nucleo de Nassima.

D. Francisco falou sobre os  problemas da juventude

Os crismados foram 120.

D. Francisco, Irmã Elisabet, a Prf. Amélia e o Irmão. Pedro Tampoi

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja do Nazareno; e Igreja dos 12 Apóstolos.

 

ABERTURA DA IV ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
20Ago2014
Actualizado em 20 Agosto 2014 | Escrito por Assis

 


No 19.08.2014, na Casa Diocesana do Gurúè, deu inicio a abertura da IV Assembleia Diocesana da Juventude que conta com 73 participantes.

A abertura foi feita com uma celebração da Santa Eucarística celebrada por Pe Daniel Raul, pároco da Paróquia da Catedral.

No 20.08.2014, depois da oração da manha, seguido do pequeno almoço, foi feito o “ musselo” (=Noviddes), apresentação dos participantes e apresentação do tema e do programa.

Depois de uma pequena pausa, seguiu a abordagem do primeiro tema: “A fé : educação na fé”

 

. A missa foi as 18h seguido do jantar.

   

VISITA PASTORAL A MALUA. N. S. RAINHA DO MUNDO -3-

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
20Ago2014
| Escrito por Assis

 

A Capela de S. Sebastião de Nakuku
VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ. (3)

O Pe. Luís Muhilonge, Pároco, com os Conselheiros do Centro Pastoral
20.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de NAKUKU, situada na Estrada Nacional N.1, Alto Molócuè – Nampevo a 25 kms da cidade de Alto Molócuè. Administrativamente pertence à Localidade de CHAPALA; pastoralmente forma parte do Centro de CHAPALA e da Zona Pastoral de Nakuku.

Reuniram 24 comunidades das Zonas Pastorais de NAKUKU, RETXUA, MURRAELO E MUAKURRARE, que, junto às Zonas de CHAPALA, OPOALO, AKUATXERO E NAHORA, visitadas ontem, formam o Centro Pastoral de CHAPALA, num total de 48 comunidades.

O coro juvenil e a comunidade
ZONA PASTORAL DE NAKUKU. Comunidades: S. Sebastião de Nakuku; Santíssima Trindade de Nakuku; S. Francisco de Namarratxa; S. Gabriel de Namtubi; e S. Mguel de Malama..

ZONA PASTORAL DE RETXUA. Comunidades: N. S. Rainha ds Apóstolos de Retxua; S. Pedro de Muhukuri; S. Mateus de Nyakela;; Napiko; S. Rafael de Karanja.

O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, dirigindo-se aos presentes
ZONA PASTORAL DE MURRALELO. Comunidades: n. S. DO Rosério de Murralelo; Cristo Rei de Sena; S. Pedro de Ririka; Nakarene; e Santa Isabel de Natxaka.

ZONA PASTORAL DE MUAKURRARE. Comunidades:  S. Atanásio de Muakurrarei; S. Paulo de Chiluni; Santa Maria Madalena de Nassiriri; S. Tiago de Namakotxo; S.Carlos Lwanga de Nahopa; S. Mateus de Malaiaka; S. Paulo de Puri; Santa Teresa de Mutuassi; e Murupa.

D. Francisco escutando o grupo juvenil, no fim da celebração
Os crismados foram 94

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Evangélica de Cristo; Testemunhas de Jeová; Igreja do Nazareno; e Igreja Missão Baptista.

Ao som de cânticos e batuques louvai o Senhor
Existe também uma Mesquita.

Entre os problemas apontados no Relatório das Zonas salientamos os Casamentos Prematuros e a não escolarização de um grande numero de jovens, especialmente de meninas.

 

 

VISITA PASTORAL A MALUA. N. S. RAINHA DO MUNDO -2-

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
19Ago2014
| Escrito por Assis

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUE. (2).

19.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de OPOALO, localidade situada na Estrada Nacional N.1, Alto Molócuè – Nampevo a 36 kms da cidade de Alto Molócuè- Reuniram 24 comunidades das Zonas Pastorais de CHAPALA, OPOALO, AKWATXERO E NAHORO que formam o Centro Pastoral de CHAPALA.

ZONA PASTORAL DE CHAPALA. comunidades: s. João Maria Vianey de Chapala; S. Maria Madalena de Chipane; N. S. do Rosário de Munela; S. José de Iakabi; S. Catarina de Namikupi; e S. Tiago de Ereko.

ZONA PASTORAL DE OPOALO. Comunidades: S. João Baptista de Opoalo; S. José de Phalave; S. S. da Conceição de Hamissi; Warupwa; S. Miguel de Manori; e o Centro de Catequese (Núcleo) de Namarrepo, da comunidade de Opoalo.

ZONA PASTORAL DE AKWATXERO. Comunidades: S. Miguel de Akwatxero; S. Maria Mãe de Deus de Kómue; S. Carlos Lwanga de Namikonya; Santa Maria de Kaná; e S. Francisco Xavier de Mavoko.

ZONA PASTORAL DE NAHORRO. Comunidades: N. S. de Fátima de Nitxupani; N. S. das Dores de Nahorro; Santa Joana de Kaká; S. Carlos Lwanga de Namitxi; S. Mateus de Nihereni; N. S. Rainha da Paz de Natxepo; S. António de Nakulue; e S. Pedro Claver de Nanlelani.

   

Pág. 1 de 47