ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO DE NOVIÇOS/AS E JUNIORES/AS

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
17Set2018
| Escrito por Assis

 

ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO DE NOVIÇOS/AS E JUNIORES/AS

No fim de semana último (15 – 16. 09. 2018), na Casa Diocesana de Gurúè, reuniram-se os formando e formandas à Vida Consagrada das Congregações existentes na Diocese para mais um Encontro de Formação.

Participaram , em número de 30,membros das seguintes congregações: S. João Baptista, Claretianas, Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Imaculada Conceição, Missionárias Capuchinhas, Filhas de N. S. da Visitação, Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado, Religiosas do Amor de Deus, Dehonianos e Associação de Maria Mãe do Redentor.

Orientou o encontro a Irmã Maria Imaculada de Oliveira, Missionária Claretiana, Psicóloga Clínica, da Comunidade de Muiane, sob o tema nuclear “A sexualidade e maturidade afectiva na Vida Consagrada”. E “Relações humanas”.

O tema foi apresentado de várias formas: palestras, filmes (“Sem Reserva: afectividade e não afectividade”; conversa sobre o filme projectado, memória; formas musicais

Sub-tema: Alguns indicadores que podem contribuir no processo de amadurecimento da sexualidade e afectividade”. Este tema foi apresentado usando várias dinâmicas:, sob a forma de “feedback”, dinâmica da almofada, trabalho em grupo, plenários, dramatização e teatro.

No Domingo, 16.09.18, ao meio – dia, D. Francisco lerma Martínez, Bispo da Diocese, presidiu à Eucaristia, com a qual deu-se ao Encerramento deste Encontro de Formação dos noviços e juniores/as da Diocese de Gurúè, organizado pela CIRMO (Conferência dos Institutos Religiosos de Moçambique) da Diocese de Gurúè.